Tintas MC lança marca própria de tintas e prevê R$ 50 milhões em vendas já no primeiro ano

Tintas MC lança marca própria de tintas e prevê R$ 50 milhões em vendas já no primeiro ano

Prestes a completar 60 anos, a Tintas MC anuncia o lançamento da marca própria de tintas, denominada Tintas MC. Segundo o CEO da rede, Renato Sá, a empresa se preparou muito para esse momento. “Nossa expertise está totalmente voltada para o mercado tinteiro, sempre visando o consumidor, o lojista e o pintor. Essa é a tríade que move a Tintas MC”, explica.

Sem informar o valor exato, mas confirmando que foram investidos alguns milhões de reais, entre planejamento, produção e lançamento, o CEO dá como certo o retorno quase que imediato do investimento, apostando em todo o reconhecimento e prestígio que a marca possui junto ao consumidor. “Agora, o cliente final terá uma alternativa de muita qualidade para colocar no seu carrinho e o pintor ganha a garantia de uma tinta que já nasce com tradição. Dentro de cada lata temos mais do que tinta, temos respeito pelos nossos clientes”, justifica Sá.

O CEO explica que foram vários os motivos que o levaram a investir em uma marca própria. Mas a principal está na história de seis décadas da Tintas MC, que quer aumentar ainda mais essa fidelização junto a clientes e pintores.

“Era também uma demanda de nossos franqueados. Ter uma marca para compor um portfólio com as maiores do mercado como: Suvinil, Coral, Sherwin Williams e Eucatex. A marca própria é importante para melhorar ainda mais os resultados de toda nossa cadeia”, exalta Renato.

Nessa primeira etapa serão 19 itens no portfólio, sendo oito tipos de tintas, quatro tipos de complementos e texturas, além dos sprays.

Como parceiras, a Tintas MC escolheu grandes empresas. A linha de tintas é produzida pela Sherwin Williams, maior fabricante mundial de tintas. As linhas de texturas e complementos serão produzidas pela Martins e Grafftex, além de outros fornecedores regionais estratégicos.

“Fizemos um BID (convite) para mais de 35 fabricantes, desde as multinacionais aos regionais. No final, entendemos que seria importante ter um parceiro que conseguisse entregar para todo o território nacional. “Nosso consumidor espera da Tintas MC: qualidade, segurança, inovação e um bom custo benefício”, avalia Renato.

Apesar da linha nascer com um portfólio grande, a Tintas MC vai ampliá-la em breve. O sistema tintométrico será lançado até o início de 2024, possibilitando aos clientes uma gama muito maior de cores.

Nesses primeiros meses o volume de produção ultrapassou 150 mil galões de tintas para atender aos pedidos iniciais de lojas próprias e franquias.  A expectativa é que no primeiro ano a comercialização de tintas próprias já ultrapasse os 10% de participação nos negócios da rede da marca, trazendo um volume de vendas acima de R$ 50 milhões.

Colocar uma marca própria no mercado requer mais que coragem e investimento. No caso da rede Tintas MC, que revende diversas marcas de tintas, ter um ótimo relacionamento com os fabricantes é fundamental. Esse relacionamento construído ao longo de quase 60 anos deu à empresa maior conforto para dar um novo passo.

“Somos muito transparentes com nossos parceiros, fizemos questão de avisá-los do projeto antes de qualquer vazamento no mercado. Todos participaram de alguma forma do BID e como foi conduzido pela Amicci (plataforma que oferece soluções para desenvolver produtos de marca própria com excelência), ficamos isentos de qualquer escolha por outro critério que não fosse claro e transparente”, ressalta Renato.

A Tintas MC sabe que a sua marca terá sua qualidade comparada a das maiores indústrias do país. Por isso, a nova linha chega com alto padrão e custos competitivos. “Essa comparação sempre vai existir, mas queremos ter as melhores opções para possibilitar que a pessoa escolha a sua marca de preferência”, esclarece o CEO. “Se o consumidor ou o pintor têm preferência por um dos nossos grandes parceiros continuaremos impulsionando essas marcas dentro de nossas lojas”, conclui.

Ter uma marca de tintas sempre esteve nos planos da marca. Foi em 2017, quando a empresa iniciou seu processo de expansão por meio de franquias, que a empresa determinou uma meta. Quando a franquia chegasse ao número de 150 lojas entre próprias e franquias, a empresa começaria a desenvolver a linha própria.  “Nesse momento saberíamos que estávamos prontos para iniciar o projeto de marca própria”, ressalta Renato.

Assim, em 2022 a diretoria retomou o processo de pesquisa com vários empresários que já tinham algum projeto de marca própria. Foi esse benchmarking que levou a rede até a empresa Amicci, uma plataforma que empodera e aproxima varejistas e fábricas, oferecendo soluções para desenvolver produtos de marca própria com excelência. A Amicci apoiou em todo o processo, desde pesquisas até o lançamento.

Todos os projetos passaram por 9 macro etapas + a etapa final de lançamento e tudo é sustentado por uma plataforma digital única. E foram essas etapas que ajudaram a Amicci e a Tintas MC a definirem os primeiros itens do portfólio. Tudo baseado em análise estratégica e pesquisa de mercado.

Segundo Johnny Reitzfeld, CEO e cofundador da Amicci, a marca própria é uma estratégia transversal e que envolve todas as áreas de uma empresa. Por isso, o trabalho precisa ser desenvolvido em 360º.  “Estamos cotidianamente ligados pelo nosso ecossistema digital a todas as áreas da Tintas MC, mas nosso principal contato é com as áreas Comercial, Marketing e Diretoria. Isso nos dá agilidade e eficácia nos processos dos produtos lançados e para novos projetos futuros, que já estão sendo desenvolvidos”, explica.

Ele ainda explica, que a Amicci busca os melhores caminhos a seguir para a nova marca da Tintas MC a longo prazo, para que lancem produtos de alta qualidade e tenham ótima aceitação no mercado.

A marca de tintas Tintas MC é uma linha exclusiva que será comercializada apenas nas lojas da rede. Hoje, a marca tem 200 unidades, mas a meta da rede é estar com 500 lojas até o final de 2026.

Fonte: https://www.paintshow.com.br/showdopintor/noticias/view/8483/tintas-mc-lanca-marca-propria-de-tintas-e-preve-r$-50-milhoes-em-vendas-ja-no-primeiro-ano?categoria=2

Previous Uma em cada três famílias brasileiras preferem produtos de marca própria
Next Marca própria das farmácias cresce 59% em um ano

You might also like

Notícias

Barras, tabletes e bombons vão dar o tom da Páscoa nos supermercados

Fonte: DCI PAULA CRISTINA SÃO PAULO •02.03.18 5:06 AM Para caber no bolso dos consumidores, principais redes do Brasil elevaram em até 25% os pedidos de produtos mais baratos à

Notícias

Cafeteria que funciona no Zaffari lança café próprio para clientes levarem para casa

A Del Caffè atua há 12 anos no mercado, nas unidades do Menino Deus e Petrópolis A rede de cafeterias Del Caffè, de Porto Alegre, lançou uma marca própria de cafés

Notícias

1ª Semana Internacional da Marca Própria e Terceirização

10º Congresso da Marca Própria e Terceirização É com imensa satisfação que convidamos a participar do maior evento do mundo de Marca Própria, que acontecerá de 16 a 19 de

Notícias

Gôndola organizada pode elevar venda em até dois dígitos

esquisa da Connect Shopper com 150 executivos mostra que varejo precisa avançar no quesito gerenciamento por categorias Em abril e maio, a Connect Shopper ouviu 150 executivos do varejo e