Marcas próprias ameaçam gigantes da indústria

Marcas próprias ameaçam gigantes da indústria

Segundo a Goldman Sachs, reproduzida pelo Brazil Journal, a situação das gigantes de alimentos processados está ruim – e vai piorar.

Isso porque, além da mudança de costume do consumidor que agora busca produtos mais saudáveis e naturais, as marcas próprias – private label – estão ganhando cada vez mais espaço.

As marcas próprias são criadas por varejistas para competir com as grandes marcas, mudando drasticamente a relação de forças entre varejo e indústria.

A Goldman Sachs redigiu um relatório de 78 páginas chamado “Brand Disruption’s Next Phase“, onde relata que os maiores afetados com a nova tendência são as empresas de CPG (consumer packaged goods), como Kraft Heinz, Campbell Soup e Tyson Foods.

Ainda segundo o relatório, a ascensão das marcas própria começou com o boom das marcas pequenas independentes, o que não ganhou força. E agora são as marcas próprias do varejo que ganham tração.

Essas marcas têm a vantagem de serem apoiadas por varejistas com estratégias definidas, uma quantidade enorme de dados e acesso direto aos consumidores. Segundo a Goldman, em 2020 as marcas próprias roubaram 4 bilhões de dólares das grandes marcas e hoje movimentam 137 bilhões de dólares por ano nos Estados Unidos.

E por que o sucesso? Um fator são os millennials, jovens consumidores que valorizam personalização e inovação, escolhendo marcas que investem em orgânicos e naturais, por exemplo. Outro fator são os investimentos feitos pelos próprio varejistas, que procuram fidelizar o cliente e gerar tráfego nas lojas.

A dinâmica macroeconômica também tem sua contribuição no sucesso do private label, visto que, historicamente, ele performa melhor em momentos de crise por ser mais barato. Agora, como a qualidade dos produtos de marcas próprias melhorou, espera-se que essa migração seja mais permanente.

Por aqui já vimos como o Grupo Pão de Açúcar, Target e Amazon estão seguindo essa tendência. O que acham?

Fonte: https://www.foodventures.com.br/post/marcas-pr%C3%B3prias-amea%C3%A7am-gigantes-da-ind%C3%BAstria

Previous Marca própria é um dos vencedores do contexto de pandemia
Next Grupo DIA lança 40 marcas próprias (feitas em Portugal) até ao fim de 2021

You might also like

Notícias

Evino Aposta em Drinks com Vinho em Latas e Lança Nova Marca

O Primeiro Drink em Lata Lançado pela Evino é o Vibra! Bellini A Evino anuncia o lançamento da Vibra!Drinks, marca drinks com vinho em lata prontos para beber. A novidade chega depois do lançamento, em 2020,

Notícias

Fran’s Café lança linha de chocolates premium

A rede de cafeterias Fran’s Café anuncia o lançamento da linha de chocolates premium com a marca FC Chocolate. A novidade é mais um passo dentro da estratégia de ampliação

Notícias

DMCard adota QR Code na implantação de seu cartão private label digital

Por Redação E-Commerce News No início da década, o QR Code (Quick Response Code) começou a ser considerado uma tecnologia obsoleta devido à baixíssima adesão. No entanto, para viabilizar os

Notícias

Raia Drogasil lança plataforma de serviços de saúde

A Raia Drogasil lança nesta quarta-feira, dia 21, a plataforma Vitat e expande sua oferta de serviços de saúde. A nova marca agrega um portal com amplo conteúdo de saúde e bem-estar, um aplicativo