Marcas próprias ameaçam gigantes da indústria

Marcas próprias ameaçam gigantes da indústria

Segundo a Goldman Sachs, reproduzida pelo Brazil Journal, a situação das gigantes de alimentos processados está ruim – e vai piorar.

Isso porque, além da mudança de costume do consumidor que agora busca produtos mais saudáveis e naturais, as marcas próprias – private label – estão ganhando cada vez mais espaço.

As marcas próprias são criadas por varejistas para competir com as grandes marcas, mudando drasticamente a relação de forças entre varejo e indústria.

A Goldman Sachs redigiu um relatório de 78 páginas chamado “Brand Disruption’s Next Phase“, onde relata que os maiores afetados com a nova tendência são as empresas de CPG (consumer packaged goods), como Kraft Heinz, Campbell Soup e Tyson Foods.

Ainda segundo o relatório, a ascensão das marcas própria começou com o boom das marcas pequenas independentes, o que não ganhou força. E agora são as marcas próprias do varejo que ganham tração.

Essas marcas têm a vantagem de serem apoiadas por varejistas com estratégias definidas, uma quantidade enorme de dados e acesso direto aos consumidores. Segundo a Goldman, em 2020 as marcas próprias roubaram 4 bilhões de dólares das grandes marcas e hoje movimentam 137 bilhões de dólares por ano nos Estados Unidos.

E por que o sucesso? Um fator são os millennials, jovens consumidores que valorizam personalização e inovação, escolhendo marcas que investem em orgânicos e naturais, por exemplo. Outro fator são os investimentos feitos pelos próprio varejistas, que procuram fidelizar o cliente e gerar tráfego nas lojas.

A dinâmica macroeconômica também tem sua contribuição no sucesso do private label, visto que, historicamente, ele performa melhor em momentos de crise por ser mais barato. Agora, como a qualidade dos produtos de marcas próprias melhorou, espera-se que essa migração seja mais permanente.

Por aqui já vimos como o Grupo Pão de Açúcar, Target e Amazon estão seguindo essa tendência. O que acham?

Fonte: https://www.foodventures.com.br/post/marcas-pr%C3%B3prias-amea%C3%A7am-gigantes-da-ind%C3%BAstria

Previous Marca própria é um dos vencedores do contexto de pandemia
Next Grupo DIA lança 40 marcas próprias (feitas em Portugal) até ao fim de 2021

You might also like

Eventos

Delegação brasileira visita líderes de marcas próprias nos EUA

A delegação brasileira coordenada pela Abmapro (Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização) e formada por diversos executivos de grandes redes realizou uma série de atividades durante sua passagem pelos

Alimentos

Lojas Americanas ganha certificado SVB em snacks veganos

Fonte: SEGS.com.br – Por Hugo Nascimento Produtos à base de soja e lentilha podem ser encontrados nas lojas de todo país A alimentação vegana tem se tornado um hábito cada

Destaques

Makro amplia portfólio Aro e lança Fumaça Líquida

Fonte: Surgiu.com – Por Josiane Campos O Makro Atacadista lança na sua linha de marca própria a Fumaça Líquida Aro, que proporciona sabor e aroma idênticos de defumado ao alimento. Esse

Notícias

GPA anuncia novidades para democratizar Qualitá

Fonte: No Varejo – Por Gabriella Sandoval Dez anos depois do lançamento de Qualitá, o Grupo GPA tem uma meta ousada: fazer com que os produtos de marca própria caiam no gosto dos consumidores brasileiros – e