Lidl Portugal quer reduzir o consumo de plástico em 20% até 2025

Fonte: supplychainmagazine.pt
Mar 26, 2018

Após várias medidas em prol da sustentabilidade, chega agora a altura do plástico: o consumo de plástico do Lidl em Portugal será reduzido em pelo menos 20% até 2025, anunciou o retalhista.
Este objectivo será alcançado através de medidas associadas às embalagens dos seus produtos de marca própria, que representa cerca de 80% dos produtos vendidos pelo Lidl Portugal, bem como as embalagens exteriores de produtos de marcas de fabricante.
A cadeia de retalho quer também que até 2025 todas as suas embalagens plásticas de marca própria passem a incorporar materiais recicláveis, apoiando assim parte da estratégia europeia para os plásticos apresentada recentemente pela Comissão Europeia.
A estratégia europeia para os plásticos definiu 2030 como a data limite para acabar com as embalagens de plástico descartáveis na União Europeia, mudando para plástico reciclável e reutilizável. A União Europeia quer que 55% do plástico seja reciclável até 2030 e que os Estados membros reduzam o uso de plástico por pessoa de 90 por ano para 40 até 2026. Cerca de 100 milhões de euros serão disponibilizados pela UE para investigação em design de produtos com maior durabilidade e recicláveis. Os europeus geram por ano 25 milhões de toneladas de resíduos de plástico, mas menos de 30% são recolhidos para reciclagem.
O Lidl Portugal estabeleceu ainda um período de sete anos para que 100% das suas embalagens plásticas de marca própria sejam produzidas a partir de materiais.
A empresa tem vindo a analisar medidas para abdicar do plástico e introduzir alternativas mais sustentáveis. Uma das soluções passa, por exemplo, por disponibilizar artigos não embalados ou a granel na secção de frutas e legumes, padaria e frutos secos.
Nos últimos três anos, nas suas 250 lojas e quatro centros logísticos em Portugal reciclou 3.500 toneladas de plástico e todo o cartão separado é reciclado, originando novas embalagens.

Previous Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo lançam marca própria
Next Grupo Dimed vai abrir 40 farmácias em 2018

You might also like

Comércio varejista

Pesquisa mostra que 89% dos consumidores compram produtos de marcas próprias

Fonte: RD – Por George Garcia Pesquisa feita pelo Conjuscs (Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo e Conjuntura da Universidade Municipal de São Caetano do Sul) aponta que 89% dos consumidores

Notícias

Ofertas nos supermercados têm preços muito abaixo da inflação

Produtos de limpeza vendidos em promoção esta semana custam até 20% mais barato que um ano

Notícias

Refeições prontas no supermercado ganham apelo saudável e até gourmet

Fonte: DCI – Por João Vicente Ribeiro Demanda crescente por pratos de consumo imediato tem feito com que as redes invistam na ampliação dos espaços físicos e também na diversificação

Destaques

25.05 – Portas Abertas: LinkedIn como gerar valor para sua marca Pessoal

Participe do nosso encontro Portas Abertas do mês de maio! Café com a Presidente Networking Experiencia compartilhada Parcerias 25.05.18 as 9h na sede da Abmapro para mais informações ligue ou