Impulsionadas pela Black Friday, vendas no varejo crescem 5,2% em novembro, aponta ICVA

Fonte: Moneytimes – Por Diana Cheng

 

As vendas no varejo, descontada a inflação, aumentaram 5,2% em novembro em comparação ao mês anterior, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o indicador registrou crescimento de 7,6%.

De acordo com a Cielo (CIEL3), efeitos de calendário beneficiaram o resultado, uma vez que novembro apresentou um sábado – dia de forte comércio – a mais e uma quinta-feira – dia de menor movimentação – a menos.

Descontados esses efeitos, o ICVA ainda apresentou aceleração ante outubro.

“A Black Friday foi essencial para o resultado de novembro, mesmo já tendo sido forte no ano passado”, complementou Gabriel Mariotto, diretor de Inteligência da Cielo. “Destaco o desempenho das lojas físicas: muitas aderiram à onda, que, aqui no Brasil, começou nas lojas online”.

A inflação no varejo ampliado foi de 2,3%.

Setores

Descontada a inflação e com ajuste de calendário, os setores de Serviços, Bens Não Duráveis e Bens Duráveis e Semiduráveis apresentaram alta, com destaque para, respectivamente, as subcategorias de Serviços Automotivos, Supermercados e Hipermercados e Móveis, Eletro e Departamento.

Regiões

As regiões Sudeste, Nordeste e Norte tiveram crescimento na passagem mensal, enquanto Centro-Oeste e Sul registraram desaceleração nas vendas, de acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário.

Norte apresentou alta de 8%, seguido por Nordeste e Sul, que registraram crescimento de 6,3% e 5,7%, respectivamente.

Previous Marcas próprias ganham espaço nos supermercados com preços até 25% mais baixos
Next Como será o varejo em 2026?

You might also like

Notícias

Taeq, marca própria do Pão de Açúcar, começa a ser vendida fora dos supermercados

Até o final do semestre iniciativa deve ser ampliada para rede de academias A Taeq, marca própria do Pão de Açúcar, sai dos supermercados e  começa a ser vendida nas máquinas de autoatendimento em

Notícias

Episódio 4 – O Shopper e as Marcas Próprias com Neide Montesano.

Neste episódio Fatima Merlin entrevista Neide Montesano presidente da Abmapro sobre um tema de extrema relevância e que vem ganhando destaque nas escolhas e na cesta de consumidores e shopper:

Eventos

ABMAPRO participa da 11ª Reunião do Fórum de Competitividade do Varejo, liderado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), em Brasília

Neide Montesano, presidente da associação, passa a integrar uma das cadeiras do Fórum que conta com a representação das maiores entidades de varejo do Brasil     No último 28/09,

Farmacêuticos e higiene

Marca Própria de amenities do hotel Emiliano é lançada no varejo

Fonte: www.brazilbeautynews.com – Por Renata Martins   Vendida pela internet e lojas multimarcas desde o ano passado, a Santapele acaba de ganhar seu primeiro ponto proprio. Em 2008, o empresário Carlos Alberto