Impulsionadas pela Black Friday, vendas no varejo crescem 5,2% em novembro, aponta ICVA

Fonte: Moneytimes – Por Diana Cheng

 

As vendas no varejo, descontada a inflação, aumentaram 5,2% em novembro em comparação ao mês anterior, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o indicador registrou crescimento de 7,6%.

De acordo com a Cielo (CIEL3), efeitos de calendário beneficiaram o resultado, uma vez que novembro apresentou um sábado – dia de forte comércio – a mais e uma quinta-feira – dia de menor movimentação – a menos.

Descontados esses efeitos, o ICVA ainda apresentou aceleração ante outubro.

“A Black Friday foi essencial para o resultado de novembro, mesmo já tendo sido forte no ano passado”, complementou Gabriel Mariotto, diretor de Inteligência da Cielo. “Destaco o desempenho das lojas físicas: muitas aderiram à onda, que, aqui no Brasil, começou nas lojas online”.

A inflação no varejo ampliado foi de 2,3%.

Setores

Descontada a inflação e com ajuste de calendário, os setores de Serviços, Bens Não Duráveis e Bens Duráveis e Semiduráveis apresentaram alta, com destaque para, respectivamente, as subcategorias de Serviços Automotivos, Supermercados e Hipermercados e Móveis, Eletro e Departamento.

Regiões

As regiões Sudeste, Nordeste e Norte tiveram crescimento na passagem mensal, enquanto Centro-Oeste e Sul registraram desaceleração nas vendas, de acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário.

Norte apresentou alta de 8%, seguido por Nordeste e Sul, que registraram crescimento de 6,3% e 5,7%, respectivamente.

Previous Marcas próprias ganham espaço nos supermercados com preços até 25% mais baixos
Next Como será o varejo em 2026?

You might also like

Têxtil e couro

Coritiba anuncia marca própria de material esportivo e prevê lucro inicial de R$ 1 mi

Fonte: Gazeta do Povo Em contato do presidenteSamir Namur com os associados do clube, o Coritiba anunciou a criação de sua marca própria de material esportivo. O Coxa é vestido atualmente pela Adidas. O contrato

Notícias

Loja online de móveis MadeiraMadeira vai lançar marca própria

A MadeiraMadeira – startup curitibana que conta com produtos de parceiros – usará os R$ 110 milhões investidos pelo SoftBank na nova empreitada A loja online de móveis MadeiraMadeira, que

Comércio varejista

Continente associa-se à campanha “Juntos contra o sal”

Fonte: shoppingspirit.pt O Continente acaba de anunciar a associação à campanha “Juntos Contra o Sal”, promovido pela Direção-Geral de Saúde (DGS), que, tal como o nome indica, pretende sensibilizar a população

Destaques

Marca própria e o futuro do varejo

Fonte: Portal NoVarejo – Por: Jade Gonçalves Castilho A marca própria, caracterizada por produtos vendidos exclusivamente pela organização que detém seu controle, se tornou uma estratégia no varejo para grupos como Walmart, Pão de Açúcar e Carrefour.