Marcas próprias garantem diferencial competitivo no varejo

Marcas próprias garantem diferencial competitivo no varejo

Já entrou em um supermercado ou farmácia e deu de cara com vários produtos que carregam o nome da loja ou marcas que pertencem ao estabelecimento comercial? Se este é o seu caso, então você viu ou consumiu itens que seguem a estratégia de marca própria.

Embora muitos possam pensar que a marca própria é sinônimo de baixa qualidade, essa é uma ideia equivocada. Na verdade, esta solução pode oferecer benefícios tanto aos varejistas quanto aos consumidores.

As marcas próprias são um caminho para garantir um diferencial competitivo no setor de varejo. Através dessa estratégia, é possível combinar o know how da indústria sobre produtos e o conhecimento das lojas sobre os consumidores.

O sucesso dessa estratégia já é evidente. De acordo com um estudo da NielsenIQ, divulgado no fim de 2022, um terço dos lares brasileiros opta por produtos com selos próprios. Afinal, com as marcas exclusivas, os consumidores encontram um indicador de confiança e qualidade aos itens comercializados pela empresa.

Com a estratégia, as companhias ganham elementos para se destacar na concorrência. Entre eles, está a independência ao formar preços de venda, fator importantíssimo na decisão de compra. Especialmente com a existência do celular, que torna inevitável a comparação de valores praticados pelo ponto de venda e pelo e-commerce.

É aí que entra outra vantagem oferecida pela marca própria: a fidelização. Por ser uma oferta exclusiva, os consumidores só podem encontrar o produto em determinadas lojas. Assim, a estratégia também incentiva uma visita frequente ao estabelecimento.

De sobra, a solução fortalece o branding ao levar a marca à casa do consumidor.

Os projetos desse segmento ainda garantem mais autonomia para atender às necessidades do público de maneira assertiva. Sejam eles originados por “fast copy” ou elaborados exclusivamente, as empresas podem facilmente personalizar seus produtos, para deixá-los com a “cara” da loja.

Este procedimento reduz a complexidade ao elaborar os produtos. Afinal, os processos de fabricação ou importação e certificação dos itens ficam sob a responsabilidade do fornecedor. Ainda há a oferta de uma assistência técnica especializada no próprio Brasil, levando mais tranquilidade aos consumidores.

Ou seja, a indústria foca no processo e o varejo se preocupa apenas com as vendas.

Portanto, vale manter-se atento a esta tendência do mercado. Afinal, a estratégia expande a presença no mercado sem complicar a operação. Especialmente ao considerar que esta solução não está limitada ao segmento de alimentos, pois já temos casos de sucesso com itens voltados para a saúde, a beleza, o bem-estar e em outros setores.

Fonte: https://exame.com/bussola/marcas-proprias-garantem-diferencial-competitivo-no-varejo/

Previous Portas Abertas ABmapro - Abril 2023
Next Private label: varejistas perdem ao deixarem de investir em marcas próprias, segundo o Santander

You might also like

Notícias

iPlace expande lojas e reforça o foco em marca própria

Fonte: Jornal do Comercio – Por Patricia Knebel   A iPlace, empresa do Grupo Herval, de Dois Irmãos, e o maior parceiro oficial da Apple no Brasil, quer chegar ao final

Notícias

Decathlon: Matt Leclercq deixa presidência da empresa

Por Marion Deslandes Segundo os sites Sport Guide e Challenges, a empresa francesa, que registou recorde de vendas no ano passado, estaria a passar por uma fase turbulenta mantida em

Notícias

1ª Black Week Marca Própria

1ª Black Week Marca Própria acontecerá entre os dias 16 e 22 de Novembro.Varejistas de todo o país com ações promocionais e muitos descontos em produtos de Marca Própria! A

Notícias

Com inflação alta, produto de marca própria cresce em farmácia!

Venda de fármacos subiu 36% em cinco meses, diz setor! O mercado de produtos de marca própria das redes de varejo, que tem tradição nas linhas de alimentos, agora se