Lidl x Aldi: a batalha da expansão internacional

Lidl x Aldi: a batalha da expansão internacional

Lidl e Aldi, dois gigantes alemães dos supermercados, estão envolvidos numa corrida de expansão global, deixando a sua marca em vários países em todo o mundo. Os seus modelos de negócio bem-sucedidos, que enfatizam preços baixos, produtos de marca própria e operações eficientes, permitiram-lhes desafiar os intervenientes retalhistas estabelecidos à escala internacional. Neste artigo, exploraremos as estratégias e tácticas utilizadas pelo Lidl e Aldi na sua busca pelo domínio global, destacando as suas semelhanças, diferenças e os desafios que enfrentam.

Semelhanças na expansão internacional:

  1. Foco no desconto : Tanto o Lidl quanto o Aldi são conhecidos por seus modelos de negócios orientados para descontos. Eles mantêm os preços baixos, oferecendo uma seleção limitada de produtos de marca própria e mantendo operações simplificadas. Essa abordagem repercute nos consumidores que buscam valor pelo seu dinheiro.
  2. Ênfase na marca própria : a maioria dos produtos nas lojas Lidl e Aldi são marcas próprias de marca própria. Esta estratégia permite-lhes controlar a qualidade e os preços, oferecendo aos clientes preços mais baixos em comparação com as marcas tradicionais.
  3. Eficiência : Lidl e Aldi desenvolveram cadeias de abastecimento e operações de loja altamente eficientes. Eles mantêm suas lojas compactas e o pessoal reduzido ao mínimo, o que contribui ainda mais para a economia de custos.

Diferenças na expansão internacional:

  1. Estratégias de entrada no mercado : O Lidl tem sido mais agressivo na sua entrada no mercado, optando frequentemente por uma rápida expansão em novos países. A Aldi, por outro lado, tem normalmente adoptado uma abordagem mais cautelosa, concentrando-se em estabelecer uma presença forte num número menor de mercados antes de expandir ainda mais.
  2. Formatos de loja : O Lidl tende a construir lojas maiores com uma gama de produtos mais ampla em comparação com a Aldi, que tradicionalmente mantém lojas menores e mais voltadas para a conveniência.
  3. Preferências Regionais : O Lidl adapta a sua seleção de produtos aos gostos e preferências específicas de cada país onde entra, o que muitas vezes não é o caso da Aldi, que mantém uma gama de produtos mais consistente a nível global.

Desafios na Expansão Internacional:

  1. Concorrência : Tanto o Lidl como o Aldi enfrentam a concorrência não só dos retalhistas locais, mas também das cadeias de supermercados internacionais estabelecidas. Eles precisam inovar constantemente para se destacar.
  2. Adaptação Cultural : A adaptação às culturas locais e às preferências dos consumidores pode ser um desafio para estes retalhistas alemães, à medida que se expandem para diversos mercados.
  3. Complexidade da cadeia de abastecimento : A expansão internacional envolve lidar com diferentes fornecedores, regulamentações e desafios logísticos, que podem prejudicar as operações simplificadas da cadeia de abastecimento.

Os esforços de expansão internacional do Lidl e do Aldi tornaram-nos concorrentes formidáveis ​​no panorama retalhista global. Embora compartilhem muitas semelhanças em seus modelos de negócios de baixo custo e focados em marcas próprias, eles têm estratégias e táticas distintas na sua abordagem aos mercados internacionais. O sucesso de cada cadeia depende da sua capacidade de se adaptar, inovar e atender com eficiência às necessidades específicas de cada país em que atua. À medida que continuam a expandir-se, será intrigante ver quais destes gigantes alemães poderão ganhar vantagem na batalha pela supremacia internacional no sector retalhista de descontos.

Fonte texto e imagem destaque: https://internationalsupermarketnews.com/title-lidl-vs-aldi-the-battle-of-international-expansion/

Previous Marca própria das farmácias cresce 59% em um ano
Next Panvel vê produtos próprios crescerem 17,7% e projeta 350 lançamentos até o fim do ano

You might also like

Comércio varejista

Continente sublima confiança para promover produtos marca própria (com vídeo)

Fonte: Meios & Publicidade – Por Pedro Durães Por Pedro Durães a 11 de Abril de 2019 “A confiança conquista-se produto a produto” é o claim da nova campanha publicitária criada

Notícias

Lidl Portugal quer reduzir o consumo de plástico em 20% até 2025

Fonte: supplychainmagazine.pt Mar 26, 2018 Após várias medidas em prol da sustentabilidade, chega agora a altura do plástico: o consumo de plástico do Lidl em Portugal será reduzido em pelo

Notícias Internacionais

Continente associa-se à campanha “Juntos contra o sal”

Fonte: shoppingspirit.pt O Continente acaba de anunciar a associação à campanha “Juntos Contra o Sal”, promovido pela Direção-Geral de Saúde (DGS), que, tal como o nome indica, pretende sensibilizar a população

Comércio varejista

Intermarché investe em nova marca

Fonte: Sol.Sapo.pt “O Intermarché acaba de criar uma nova marca exclusiva das suas lojas, ‘PorSi’. A aposta da insígnia na nova marca traduz-se num investimento de seis milhões de euros,