Rede de oficinas Euro Repar acelera crescimento no Brasil

Fonte: AutomotiveBusiness – Por Pedro Kutney

Após pouco mais de um ano de operação o Brasil, a rede de oficinas Euro Repar prevê iniciar 2019 com cerca de 300 estabelecimentos credenciados em cinco estados brasileiros, mas a meta é bem mais ambiciosa: afiliar 1,2 mil oficinas no prazo de cinco anos, com plano de investimento nesse período de R$ 6 milhões para estruturar a cadeia. Existe potencial de sobra para isso dentro do universo estimado de 80 mil unidades de reparação de veículos leves em funcionamento atualmente no País. A Euro Repar já atua nesse segmento na Europa há 10 anos, é uma divisão independente de negócio do Grupo PSA, também dono das marcas de automóveis e comerciais leves Peugeot, Citroën, DS, Opel e Vauxhall.

Eduardo Grassiotto, presidente da Euro Repar Car Service no Brasil, avalia que a principal vantagem oferecida pela rede, além da consultoria técnica de gestão e estruturação para oficinas, é a gestão de compras de autopeças em grupo, como uma espécie de cooperativa, dentro de um catálogo que já chega a 23 mil códigos para centenas de marcas e modelos de carros. “Com maior volume, negociamos preços melhores. O reparador entra no sistema on-line, compra o que precisa e recebe um boleto único para pagamento no fim do mês com a descrição de todos os componentes entregues”, explica.

A Euro Repar também faz grandes compras de componentes de alto volume e distribui com sua marca própria. Estão no catálogo fluidos de freio e de arrefecimento, limpadores, óleo, discos de freios e filtros, e em breve devem entrar na lista baterias, pastilhas e componentes de ignição. A credenciadora já trabalha com seis fornecedores nacionais e deve aumentar esse número – atualmente só as palhetas dos limpadores são importadas.

“Esse mercado passa por concentração, é preciso se aliar a um grupo maior para ser competitivo, com informações estratégicas para gerir o negócio e comprar componentes por preços melhores, para assim aproveitar melhor o crescimento do número de clientes que têm carros fora da garantia de fábrica e buscam atendimento de qualidade”, afirma Eduardo Grassiotto.

 

A consultoria estratégica inclui o uso de informações do sistema unificado da Euro Repar, que pode fornecer, por exemplo, orientações sobre nível ideal de preços cobrados por diversos serviços, que devem obedecer à lógica de um valor médio para não espantar o cliente nem trazer prejuízo à operação da oficina.

Como rede de oficinas credenciadas, a Euro Repar oferece uma fórmula de afiliação mais flexível do que uma franquia. Existem poucas obrigações para a associação e a desfiliação também é mais simples. Além da identificação visual, uma exigência é o uso de equipamento de diagnose (scanner) indicado pelo credenciador, que pode ser adquirido por leasing operacional oferecido por parceiro financeiro da rede. “Não fica caro para o reparador e garantimos um equipamento de qualidade”, diz Grassiotto.

Previous ToysRUs quer mais 20 lojas, aposta em linha para bebés para faturar 250 milhões
Next The Beauty Box alcança 10% em conversão no e-commerce durante a Black Friday

You might also like

Comércio varejista

Aldi chega à China

Fonte: Grande Consumo O Aldi vai abrir esta sexta-feira, dia 7 de junho, as suas duas primeiras lojas na China. Os dois pontos de venda, localizados em Xangai, irão marcar

Notícias

Orgânicos devem faturar 20% mais este ano

Fonte: IsteÉ O faturamento do setor de alimentos orgânicos alcançou R$ 3,5 bilhões em 2017 no mercado interno e mais US$ 210 milhões em exportações, números 20% superiores aos do

Notícias

8º Congresso de Marcas Próprias ABMAPRO foi um sucesso!

Nosso Congresso 2018 foi um sucesso! Nosso sentimento é de gratidão! …

Notícias ABMAPRO

Delegação brasileira visita líderes de marcas próprias nos EUA

A delegação brasileira coordenada pela Abmapro (Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização) e formada por diversos executivos de grandes redes realizou uma série de atividades durante sua passagem pelos