Parceria entre Carrefour e Tesco vai pressionar fornecedores
Por Dominique Vidalon e James Davey
PARIS/LONDRES, 4 Jul (Reuters)
Um acordo entre a rede francesa de varejo Carrefour e a britânica Tesco para formação de uma parceria global de compras vai ajudar as companhias não só reduzirem preços, mas também expandir suas próprias marcas, pressionando grandes fornecedores como Nestlé e Kraft Heinz.
A aliança Carrefour-Tesco vai redefinir as relações com fornecedores globais como Unilever , Nestlé e Procter & Gamble , em um momento em que já estão enfrentando demanda fraca e a chegada de novos rivais.
Em um novo golpe contra as grandes empresas de bens de consumo, a dupla também afirmou que vai fornecer em conjunto produtos de marca própria, cujas vendas estão crescendo rapidamente na Europa devido à expansão de redes de desconto como Aldi e Lidl, que geralmente vendem produtos de marca
própria.
“Alianças de compra têm um efeito prejudicial em toda a cadeia de fornecimento de alimentos”, disse Mella Frewen, diretora geral do FoodDrinkEurope, um grupo de lobby do setor. No entanto, a aliança também poderá permitir que fornecedores menores que atendem apenas um dos varejistas dobrem seus
negócios.
“Eles poderiam ter uma oportunidade enorme para a qual poderiam muito bem derrubar seus preços e competir”, disse David Sables, presidente-executivo da Sentinel Management Consultants,
que treina fornecedores em como negociar com grandes grupos de supermercados.
O crescimento de vendas de Nestlé, Procter & Gamble e Unilever foi impulsionado quase inteiramente este ano por mudanças de hábitos de consumo, em vez de aumentos de preços, dado um ambiente de varejo difícil.
Confrontados com a mudança da preferência dos consumidores em direção de alimentos mais saudáveis e de marcas independentes, empresas como Nestlé estão tentando responder com produtos considerados premium por elas e que possuem preços mais caros.
Mas os varejistas estão relutantes em aumentar seus preços uma vez que estão enfrentando sua própria batalha com grupos de descontos e varejistas online, como a Amazon.
A aliança Carrefour-Tesco é apenas o mais recente contrato de compra firmado pelos principais varejistas europeus nos últimos anos. A rede alemã Metro firmou uma parceria semelhante com os franceses Auchan, Casino e Schiever na semana passada.
Os acordos aumentaram a pressão sobre os fornecedores depois que a segunda maior cadeia de supermercados britânica, Sainsbury’s , comprou a Asda, do Wal-Mart .
((Tradução Redação São Paulo;))
REUTERS TH AAJ
You might also like
Telhanorte inaugura novo segmento de loja em São Paulo: Telhanorte Já
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), o faturamento das indústrias de materiais de construção cresceu 4% em setembro, na comparação anual, e
Carrefour Brasil amplia ações para diferenciar hipermercados dos concorrentes
Fonte: Estadão Conteúdo O Grupo Carrefour Brasil está implantando uma série de ações para diferenciar seus hipermercados dos concorrentes, informou nesta terça-feira, 10, a empresa. Entre elas está a maior
Amazon Lança uma Nova Marca Própria Alimentar
A Amazon lançou uma nova marca própria alimentar, chamada Aplenty, reforçando as suas ambições no retalho alimentar. A Aplenty será vendida quer online, quer nas lojas físicas Amazon Fresh, recentemente chegadas
NEGOCIAÇÕES COM O VAREJO EM TEMPOS DE PANDEMIA!
PORTAS ABERTAS! Participe do nosso encontro Portas Abertas do mês de Março! DIA: 24/03/2021 PALESTRANTES: Neide Montesano e Reinaldo Bertagnon Horário: 08:30h FORMATO: ON-LINE INSCREVA-SE: https://www.eventbrite.com.br/preview?eid=144476993577/ Maiores informações: (11) 94318-4921