Casal de farmacêuticos fatura com franquia de produtos naturais

Roberto e Tatiana Bergamo se conheceram no trabalho, se casaram e hoje são donos da franquia Benattus, que faturou R$ 1,5 milhão em 2019.

Em meados dos anos 2000 não se falava tanto de suplementos alimentares naturais como hoje, mas o casal de farmacêuticos Roberto Bergamo, 43, e Tatiana Bergamo, 42, vislumbrou que esse poderia ser um ramo que os levaria à independência financeira no futuro. Hoje, eles têm a rede de franquias Benattus, que faturou R$ 1,5 milhão em 2019.

Roberto era de origem humilde. Quando tinha 19 anos, começou a trabalhar como auxiliar de limpeza na Fundação para o Remédio Popular (Furp), uma empresa do Governo de São Paulo.Com o tempo, mesmo sem ensino superior, ele foi promovido a diversos cargos dentro da empresa, chegando a inspetor de qualidade. Com 23 anos, conheceu a então estagiária Tatiana no trabalho, e eles começaram a namorar. Ela o incentivou a começar uma faculdade e Roberto entrou para a graduação no curso de Farmácia – que custava praticamente o salário que ele ganhava.

Quando concluiu o curso, Roberto saiu da Furp para assumir um cargo de supervisor de produção em uma indústria farmacêutica da iniciativa privada.

A essa altura, Roberto e Tatiana já tinham constituído família e pensavam em investir em um plano B para o futuro. Os dois começaram a olhar para o mercado de suplementos naturais, ainda pouco explorado no início dos anos 2000, mas que eles acreditavam ter um grande potencial. Os dois passaram a planejar o futuro para ter a própria indústria no ramo.

Da indústria à franquia

Em 2014, o casal abandonou as carreiras para dar início ao sonho de empreender. Daí nasceu a Benattus. O investimento inicial foi de R$ 1,2 milhão, de patrimônio próprio, para a inauguração da fábrica de 600m², em Itararé (SP). Eles começaram com a produção de dois produtos à base de Ômega 3 e distribuição para lojas multimarca, como farmácias e casas de produtos naturais.

No entanto, em visitas aos estabelecimentos, Roberto percebia que o produto não tinha vendas maiores, porque era exposto como os demais do segmento, sem nenhuma diferenciação. Isso o fez perceber que o próximo passo deveria ser montar um canal de vendas próprio, em que controlasse a forma de apresentação da forma que considerava a ideal.

Assim, em 2017 passaram a estruturar a loja própria, que já nasceria com o objetivo de se tornar uma franquia. O primeiro ponto foi inaugurado em 2018, na mesma cidade da fábrica. Já em abril de 2019 a primeira unidade franqueada abriu as portas em Itapeva, também no interior paulista.

Ano para aparar arestas

A unidade serviu como uma espécie de cobaia para entender como seria o fornecimento para mais de uma loja. Roberto comenta que cada região tem produtores locais, que precisam ser validados e treinados para distribuição. “Atualmente, 70 a 80% do faturamento vêm de marca própria, mas temos parceiros de pequeno e médio porte selecionados que vendem nas nossas lojas. Já fizemos esse mapeamento em diversas regiões do país.” Atualmente, dos 2500 tipos de produtos comercializados nas lojas, 150 são de marca própria.

Desde a criação da fábrica, o investimento total já soma R$ 3,5 milhões. Isso inclui o aumento da demanda, por conta das lojas próprias, mas também o crescimento do catálogo: já são mais de 100 produtos vendidos tanto pelo e-commerce quanto em parceiros de todo o território nacional. Redes de farmácia e alguns agentes de venda direta ainda atuam com os produtos da Benattus.

Até a metade de 2020, mais dez lojas da marca devem estar em operação, segundo o empreendedor. As regiões com maior foco de expansão, por enquanto, são o Sul e o Sudeste, até pela proximidade com a fábrica, mas propostas de outras regiões também estão sendo avaliadas.

Previous Loja online de móveis MadeiraMadeira vai lançar marca própria
Next Abmapro e mais 28 entidades do varejo criam plataforma inédita de vagas de empregos

You might also like

Notícias

Conteúdo útil para nossos associados

Palestrante Roberto Butragueno, durante Congresso ABMAPRO 2018…

Notícias

Marcas próprias alcançam mais de 32 milhões de lares no Brasil

As marcas próprias seguem se consolidando na economia nacional. Em pesquisa apresentada pela Kantar Worldpanel, o número de lares brasileiros que consumiu algum produto desse segmento atingiu a expressiva marca de

Notícias

Marcas Própria: Preço ou Qualidade?

Por Hipersuper a 29 de Março de 2018 as 10:45 Por Robertus Lombert, Partner da IPLC para Portugal Marcas próprias: Preço ou qualidade? É, talvez, uma das perguntas mais comuns

Têxtil e couro

Clubes brasileiros optam por marcas próprias de material esportivo

Fonte: Folha de Londrina Ao menos 20 equipes já fazem suas camisas, de olho em receitas maiores e para evitar desabastecimento De olho em um mercado emergente e apostando em