A aposta frustada de Warren Buffett
No ano passado, empresa de Buffett, Berkshire Hathaway, perdeu US$ 2,7 bilhões com a Kraft Heinz; para ele, companhia pagou em “excesso” ao assumir dívida de gigante.
O megainvestidor usou a marca Kirkland, marca própria da rede Cotsco, para demonstrar como o setor está mudando. A Kirkland tem bem menos tempo de estrada – mas, mesmo assim, superou as vendas da gigante ao ter distribuição garantida.
Fonte: Estadão Conteúdo
O megainvestidor Warren Buffett afirmou que a sua empresa de investimento, a Berkshire Hathaway e a 3G Capital, fundo dos brasileiros fundadores da Ambev, pagaram caro demais em 2015, quando ajudaram a Heinz a comprar a Kraft para formar a Kraft Heinz.
“O interessante sobre a Kraft Heinz é que ela continua a ser um excelente negócio”, disse Buffet ao canal de TV americano CNBC.
No entanto, “o negócio não faz mais dinheiro porque você paga mais por ele”.
No ano passado, a Berkshire Hathaway perdeu US$ 2,7 bilhões com a Kraft Heinz. Ele afirmou que a empresa é “um negócio fabuloso”, mas admitiu que a Heinz pagou em excesso e assumiu uma dívida gigante.
“Nossa dívida de US$ 31 bilhões é maior do que projetamos inicialmente – e precisamos reduzi-la”, disse.
Segundo Buffett, a Kraft Heinz perdeu poder de barganha no varejo.
O megainvestidor usou a marca Kirkland, marca própria da rede Cotsco, para demonstrar como o setor está mudando. Enquanto muitas das marcas da Kraft Heinz existem desde o século 19, a Kirkland tem bem menos tempo de estrada – mas, mesmo assim, superou as vendas da gigante ao ter distribuição garantida.
Apesar de reclamar do prejuízo, Buffett defendeu a empresa de acusações de que viria investindo pouco dinheiro em suas marcas.
Ele disse ter visto muita inovação na companhia enquanto esteve no conselho de administração. Mas, segundo ele, a Kraft Heinz cometeu o erro de pensar que tinha mais poder de barganha com os varejistas do que na realidade possuía.
Apesar de as ações terem despencado nos últimos dias, o controlador da Berkshire Hathaway disse continuar satisfeito em ter 27% da empresa e ser parceiro da brasileira 3G Capital.
“Eu fico feliz por ser parceiro (do cofundador da 3G, Jorge Paulo Lemann). Ele é um ser humano incrível e muito esperto nos negócios”, disse Buffett, indicando que não deseja se desfazer de sua parcela na empresa: “Não é o nosso estilo.”
You might also like
Amazon deve lançar marcas próprias para venda de produtos alimentícios
Varejista online já vendia alimentos de outras companhias, porém é a primeira vez que cria marcas exclusivas para vendê-las no próprio e-commerce
Loja online de móveis MadeiraMadeira vai lançar marca própria
A MadeiraMadeira – startup curitibana que conta com produtos de parceiros – usará os R$ 110 milhões investidos pelo SoftBank na nova empreitada A loja online de móveis MadeiraMadeira, que
ABMAPRO no Canal Executivo (UOL) falando sobre o crescimento no consumo de Marcas Próprias
httpss://canalexecutivoblog.wordpress.com/2017/10/23/brasileiros-consomem-mais-marcas-proprias-e-levam-faturamento-do-setor-a-r-53-bi/