6 tendências mundiais para o mercado varejista em 2019

Por  Karina Rodrigues

Reunindo os principais varejistas do território nacional e internacional em Nova Iorque, em janeiro, a NRF 2019, maior evento de varejo do mundo, apresentou tendências que vão alavancar o setor varejista este ano e destacou diversas oportunidades para o mercado. Além de insights que englobam muita inovação, cultura digital e a necessidade de construir histórias com experiências. Confira as seis principais tendências:

1 – Inovação a caminho da disrupção: mudanças exponenciais e com agilidade necessitando reestruturação e fortalecimento no sistema imunológico das empresas para evitar atrito durante o processo.

2 – Tecnologia e Dados: trazer uma nova abordagem para a tecnologia, transformando e aperfeiçoando o mecanismo para obter um banco de dados seguro.

3 – Excelência operacional: gerar inovação e experiência ao cliente, utilizando ativos e sustentabilidade para desenvolver uma logística estratégica para o mercado.

4 – Relação direta na jornada do cliente: as empresas necessitam entender a necessidade e desejo do seu consumidor e colocá-lo como centro da estratégia no planejamento ativo na execução.

5 – Lojas e Ecossistemas: plano estratégico sem atrito, fácil, inteligente, oferecendo soluções convenientes e com experiência elevada. Sistema integrado através da loja, soluções financeiras, redes sociais e entretenimento.

6- Cultura, Posição e Transformação:

· Cultura: com princípios e propósitos – empresas e marcas precisam ter “alma”, transmitir o seu valor para o cliente se sentir abraçado;
· Posição: transparência e autenticidade – as marcas necessitam de um posicionamento definido mesmo quando não agradam todos os públicos;
· Transformação: cultura digital e desafio do modelo de negócios – as empresas precisam ter coragem para se transformar sem perder a sua essência.

Outro ponto bastante discutido durante a NRF foi o desenvolvimento da cultura digital, bem como a integração de dados e a inteligência artificial. Além disso, ganharam destaque cases de transformação digital com foco no mapeamento da jornada do consumidor.

Dentre os cases apresentados sobre inteligência artificial durante a NRF, estão: app de integração de promoções e descontos; plataforma completa de integração com todos os detalhes do mercado de e-commerce e comércio eletrônico; totem interativo para pesquisas com foco em lojas físicas; prateleiras inteligentes controlando estoque das mercadorias com foco em supermercado e drogarias.

Já na área de transformação digital, destacaram-se: Navegação 3D no mundo do e-commerce, promovendo uma experiência de realidade virtual; soluções de cloud de pagamentos omnichannel – um sistema que cruza a automação de e-commerce com mundo físico; glass mídia, painel oferecendo interação inovadora ao consumidor; e visual Merchandising, mecanismo para uma boa exposição dos seus produtos.

 

Previous Marcas próprias deixam de ser opção só na crise e conquistam brasileiros
Next Raia Drogasil compra a Onofre

You might also like

ABMAPRO na mídia

Farmácias na rota da Marca Própria

Pesquisa encomendada pela Abmapro, aponta que mais de 2,2 milhões de consumidores adquiriram produtos de marca própria em 2020. Essa tendência, atrelada às incertezas sobre o futuro da economia, permitiu

Central de negócios

GPA entra no segmento de cuidados pessoais com nova marca própria

Lojas do Pão de Açúcar vão vender shampoos, condicionadores e até lâminas de barbear produzidos pelo próprio GPA] O GPA (PCAR3) vai entrar no mercado de beleza e cuidados pessoais

Notícias

Lojas com cartão próprio fidelizam mais clientes, mostra pesquisa

Maioria dos consumidores tem pelo menos um cartão de loja, de acordo com o levantamento É o que mostra um levantamento feito pelo instituto de pesquisa Locomotiva em parceria com

Notícias

Panvel prevê alta de vendas de 25% da marca própria neste Natal

Foram desenvolvidos 24 kits exclusivos Panvel, com edição limitada, especialmente para esta data O Grupo Panvel está apostando na marca própria, que chega com força como opção de presente neste Natal. A