Conveniência e produtos de marca própria são tendência no varejo europeu

Conveniência e produtos de marca própria são tendência no varejo europeu

Especialistas destacam evolução de embalagem e ações promocionais destinadas para estes itens

Um estudo feito na Espanha mostra as principais mudanças no comportamento do consumidor em relação às empresas do setor supermercadista dos últimos anos e o destaque está em conveniência, produtos inovadores e sustentáveis e preço. A pesquisa Barômetro de Preferências de Retalho Espanha 2023 também revela que itens de marca própria estão ganhando mercado e que as pessoas valorizam seu tempo e qualidade de vida na hora de comprar.

De acordo com Sandro Magaldi, especialista em transformação de negócios, gestão estratégica, liderança e cultura organizacional, as tendências para o mercado de consumo tem relação direta com comodidade. “Muitos supermercados estão investindo em pontos de atendimento onde o pagamento autônomo traz agilidade. Percebemos que comodidade é um atributo fundamental no processo de compra e um exemplo são as lojas em containers nos condomínios. Já os produtos sustentáveis vejo como uma realidade porque existem espaços dedicados para esta categoria em varejistas de todo o Brasil”, afirma.

Magaldi também destaca a evolução das redes varejistas em relação aos seus produtos de marca própria. “Antes, esses produtos eram muito relacionados a preço e funcionam como uma alternativa para itens commodity. Muitas marcas próprias descuidaram dos atributos estéticos por um bom tempo. Hoje é completamente diferente. A marca Taeq (rede Pão de Açúcar), por exemplo, tem todo o cuidado com a embalagem”, diz o especialista em transformação de negócios, gestão estratégica, liderança e cultura organizacional.

Marca própria com ações no PDV

Para Felipe Salvador, consultor e líder de varejo na Selbetti, o varejo espanhol, assim como em toda a Europa, vem sofrendo com as mudanças de hábitos de consumo e a inflação obriga o consumidor europeu a ser mais criterioso diante da perda do seu poder aquisitivo. “Assim, o varejo passa a se orientar por valor, resultando na crescente aposta em produtos de marca própria”, destaca.

Segundo Salvador, a rede varejista alemã Aldi, registrou em março deste ano que 77,5% de suas vendas foram por itens de marca própria. “Outros supermercados como Mercadona, Dia, Alcampo, Eroski e Caprabo já apostam nesse conceito e vem demonstrando uma rentabilidade líquida maior desde a pandemia e maior faturamento bruto principalmente nas categorias de alimentos, limpeza, beleza e saúde”, conta Felipe Salvador.

Fonte matéria: https://www.supervarejo.com.br/varejo/conveniencia-e-produtos-de-marca-propria-sao-tendencia-no-varejo-europeu

Previous Mercado de produtos de marca própria cresce no Brasil
Next Redes de farmácia têm bons resultados com produtos private label

You might also like

Notícias Internacionais

Aldi Portugal introduz rótulo Nutri-Score em marcas próprias

O  Aldi Portugal deu início à implementação do Nutri-Score, um esquema de rotulagem nutricional simplificada. Numa primeira fase, o rótulo Nutri-Score vai ser introduzido nos produtos das marcas próprias Aldi:

Notícias

Auchan lança o primeiro queijo flamengo Bio de marca própria 100% português

A Auchan é o primeiro retalhista a disponibilizar nas suas lojas queijo flamengo biológico de marca própria 100% português. Produzido em Vila Nova de Famalicão, na freguesia do Louro, o

Notícias Internacionais

Wells lança marca própria de cuidados capilares

A marca do grupo Sonae especialista em saúde, beleza e bem-estar continua apostada no desenvolvimento de produtos de marca própria e acaba de lançar NutriEssence, uma marca exclusiva que “alia a ciência

Alimentos

Pastel do Continente distinguido na categoria de alimentação

Fonte: HiperSuper O pastel com cacau e avelãs Seleção Fácil & Bom do Continente foi premiado na edição de 2018 dos Salute to Excellence Awards  na categoria de alimentação. O prémio,