ABAD realiza encontro da cadeia de abastecimento entre os dias 8 e 10 de agosto em São Paulo-SP

ABAD realiza encontro da cadeia de abastecimento entre os dias 8 e 10 de agosto em São Paulo-SP

Durante o evento, Neide Montesano, presidente da ABMAPRO, realizará a palestra “Marca Própria, estamos nessa para ganhar”!

 No ano em que comemora 35 anos de existência, a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD) realizará o maior encontro da cadeia de abastecimento do Canal Indireto no país. O ENACAB – Encontro Nacional da Cadeia do Abastecimento, que incluirá a 36ª Convenção ABAD do Canal Indireto, trará para o mesmo espaço representantes da indústria, dos agentes de distribuição e do varejo independente. Essa nova proposta surgiu da necessidade de alinhamento estratégico entre os diversos elos da cadeia, buscando a geração de novos negócios e o incremento da competitividade e da produtividade do setor em face do atual cenário econômico vivido pelo país.

Realizado em São Paulo, escolhida por sua localização privilegiada, próxima às principais indústrias de bens de consumo e estrategicamente posicionada na região Sudeste, que concentra o maior número de agentes de distribuição e pontos de venda do varejo independente no país. O evento será entre os dias 8 e 10 de agosto e ocupará 12 mil m2 do São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (antigo Centro de Exposições Imigrantes). O local foi totalmente remodelado, com um aporte de mais de R$ 400 milhões em investimentos por parte da operadora GL Events, e tornou-se um dos mais modernos centros de convenção do Brasil.

“A proposta da ABAD é promover o alinhamento estratégico de toda a cadeia do abastecimento do Canal Indireto, incrementando ainda mais a participação da indústria e dando especial atenção ao relacionamento do setor com seu principal cliente, o pequeno e médio varejo independente”, afirma o presidente da ABAD, José do Egito Frota Lopes Filho.

Para Oscar Attisano, superintendente executivo da ABAD, esse é o momento de valorizar o pequeno e médio varejo de vizinhança. “A programação do ENACAB está bastante focada no varejo alimentar independente, principal cliente dos agentes de distribuição, que movimentam 52% de tudo o que é comercializado no mercado mercearil nacional”, afirma, lembrando que o país possui mais de 1 milhão desses pontos de venda.

O bom relacionamento com o fornecedor é um dos aspectos cruciais do bom resultado do varejo de vizinhança, que oferece proximidade e conveniência ao consumidor de todas as faixas socioeconômicas. Agora, com a retração do poder de compra e o endurecimento do mercado, essa parceria torna-se ainda mais estratégica.

“Com o apoio da indústria e as ferramentas de capacitação trazidas por entidades parceiras como o Sebrae, os agentes de distribuição têm a possibilidade de oferecer um serviço ainda mais qualificado ao varejista e, assim, ajudar a garantir a permanência desse importante canal, que abastece famílias de todas as classes socioeconômicas e está presente tanto nas grandes cidades quanto nas localidades mais remotas do país”, afirma Rogério Oliva, diretor de Relacionamento Comercial e Marketing.

 

Destaques do Evento

Feira – A feira que integra o ENACAB – considerada a melhor feira de negócios do Brasil pelos próprios visitantes – ocupará 12 mil m2 do São Paulo Expo, espaço planejado para receber estandes de cerca de 150 fornecedores de produtos, serviços e equipamentos. Grandes empresas como Mondeléz, Nestlé, Still, Pitú, Florestal, Italac, Docile, M. Dias Branco, Marco Boni e PC Sistemas já confirmaram presença. A expectativa é gerar mais de R$ 20 bilhões em negócios.

Mercado Modelo de Varejo de Vizinhança – Durante a feira, o varejista poderá visitar uma Loja Modelo completa, da recepção de produtos do fornecedor na retaguarda até a consumação da venda pelo caixa. O objetivo, ao simular o dia a dia de um estabelecimento, é mostrar ao varejista como adotar boas práticas e garantir maior rentabilidade, mesmo em uma loja de pequenas dimensões.

Centro de Distribuição do Futuro – Ao lado da Loja Modelo, o varejista e o agente de distribuição também vão conhecer o Centro de Distribuição do Futuro. O CD, que será montado com o apoio da indústria, apresentará toda a logística de distribuição e armazenamento. A proposta é mostrar como ele funciona e o que fazer para torná-lo eficiente.

Palestras – Visitantes e expositores poderão participar das palestras técnicas de alto nível oferecidas pela ABAD, aperfeiçoadas a cada ano. Essas palestras, ministradas por especialistas, visam promover o conhecimento e divulgar novas tecnologias que aumentem a competitividade do setor. No total, serão 9 palestras, distribuídas entre os três dias de evento.

Pesquisas – Para mostrar um retrato do setor, em tempos de mudança no perfil de consumo, a ABAD encomendou pesquisas que serão apresentadas com exclusividade no ENACAB. A proposta é ampliar o conhecimento e ajudar varejistas, agentes de distribuição e indústria na tomada de decisões.

Anuário – Lançado em 2014, o Anuário ABAD constitui uma fonte permanente de pesquisa sobre dados do Mercado de Distribuição, relevância do setor, estrutura e atividades da ABAD e das suas Filiadas Estaduais nas áreas Politica, Econômica, Social e Ambiental. A edição de 2016, que será apresentado no primeiro dia do ENACAB, marca as comemorações de 35 anos da entidade.

Premiações – No último dia da Convenção, a ABAD premia associados e parceiros que contribuíram para os bons resultados do setor ao longo do ano. Este é um dos momentos mais aguardados do evento. Os prêmios destacam as maiores caravanas de atacadistas por região e os parceiros fornecedores que criaram os melhores estandes para participar da mostra de produtos e serviços.

Salvar

Salvar

Salvar

Previous Cooperativas agropecuárias avançam cada vez mais em direção ao varejo
Next ABMAPRO promove missão que levará executivos para a PLMA em Chicago

You might also like

Notícias ABMAPRO

ABMAPRO participa da 11ª Reunião do Fórum de Competitividade do Varejo, liderado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), em Brasília

Neide Montesano, presidente da associação, passa a integrar uma das cadeiras do Fórum que conta com a representação das maiores entidades de varejo do Brasil     No último 28/09,

Notícias

Delegação brasileira visita líderes de marcas próprias nos EUA

A delegação brasileira coordenada pela Abmapro (Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização) e formada por diversos executivos de grandes redes realizou uma série de atividades durante sua passagem pelos

Releases ABMAPRO

Marcas próprias alcançam mais de 32 milhões de lares no Brasil

As marcas próprias seguem se consolidando na economia nacional. Em pesquisa apresentada pela Kantar Worldpanel, o número de lares brasileiros que consumiu algum produto desse segmento atingiu a expressiva marca de

Notícias ABMAPRO

Primeiro dia do 6º Congresso Brasileiro de Marcas Próprias e Terceirização destaca cenário oportuno do setor no país

Criação de produtos inovadores, gestão colaborativa e melhoria da exposição são pontos importantes para gerar experimentação e conquista de novos clientes, destacam especialistas O primeiro dia do 6º Congresso Brasileiro