O elefante do Jumbo vai embora. Fica a Auchan e investe 90 milhões

Fonte: Express PT – Por MARGARIDA CARDOSO

A cadeia de distribuição francesa quer uma insígnia única a nível mundial. No mercado nacional, isto significa que em vez de ir aos hipermercados Jumbo ou aos supermercados Pão de Açúcar, o consumidor vai sempre à Auchan

Auchan Retail Portugal vai investir 90 milhões de euros em Portugal entre 2018 e 2019, num programa que contempla a abertura de 60 lojas de proximidade My Auchan e a mudança das marcas Jumbo e Pão de Açúcar para Auchan.

Em Portugal desde 1996, ano em que comprou o grupo Pão de Açúcar, os franceses da Auchan apostam, agora, “numa evolução da marca”, diz o diretor-geral Pedro Cid, sublinhando que a Auchan, “na verdade, já faz parte da vida dos portugueses”, designadamente através dos seus produtos de marca própria.

Na estratégia do grupo, esta é, também, “uma forma de ganhar dimensão e escala através da partilha de uma marca que vai unir clientes e colaboradores em todos os países (17) onde a Auchan está presente”. Assim, quer construir uma marca mais forte, fidelizar consumidores, aumentar receitas, reforçar o relacionamento emocional com os clientes e garantir a coerência da oferta entre os formatos tradicionais e online.

No território nacional, isto significa que os hipermercados da Jumbo que têm como imagem de marca um elefante vermelho e os 3 supermercados Pão de Açúcar vão mudar de nome e imagem para passarem a ser Auchan, o que exige um trabalho de reformulação de lojas e rebranding de marcas que só ficará concluído em 2019.

Ao mesmo tempo, o grupo aposta na abertura de novos supermercados de proximidade My Auchan. “Serão 25 a 30 inaugurações em 2018 e outras tantas em 2019”, adianta Pedro Cid ao Expresso.

Com 8.400 trabalhadores em Portugal, a Auchan Retail Portugal fechou 2017 com um volume de negócios de 1,5 mil milhões de euros, o que representa um crescimento de 2,5% para a mesma base, face ao ano anterior. O grupo, que tem 8.400 trabalhadores no país, 98% dos quais são seus acionistas através de ações ValPortugal, vai distribuir um valor recorde de 14,5 milhões de euros, equivalente a 2 salários e meio por cada um.

Previous Economia aquecida estimulará vendas de produtos de limpeza
Next Pesquisa da Proteste revela que juros de cartões de loja podem chegar a 875%

You might also like

Notícias Internacionais

Carrefour reduz marcas de fabricante em quatro lojas francesas

Fonte: HiperSuper A Carrefour está a implementar, em quatro lojas francesas, um projeto piloto que prevê a eliminação de muitas das marcas de fabricantes dos seus lineares. A experiência pretende

Comércio varejista

Amazon reforça relação com varejista francês Casino

POR DOMINIQUE VIDALON / REUTERS   PARIS (Reuters) – A Amazon e o Casino estão expandindo parceria, com a gigante norte-americana do comércio eletrônico instalando armários de retirada de produtos

Notícias

As 10 maiores fabricantes de consumer health

Com uma representatividade de 47% nas vendas, os fabricantes de consumer health vêm conquistando cada vez mais protagonismo no varejo farmacêutico. E a IQVIA mapeou quais são os líderes do segmento. De acordo com o

Notícias Internacionais

Lidl lança três cervejas artesanais em parceria com a Praxis

O Lidl estabeleceu uma parceria com a Praxis – empresa familiar sediada em Coimbra e o mais antigo produtor de cerveja artesanal em Portugal – para lançar três variedades de