Pesquisa da Proteste revela que juros de cartões de loja podem chegar a 875%
Fonte: Extra – Economia
Cada vez mais populares entre os consumidores, os cartões de lojas não são tão vantajosos como aparentam, segundo uma pesquisa feita pela associação Proteste. Entre 37 opções avaliadas, os maiores juros encontrados foram os das redes Riachuelo e Sonda, em 875,25% ao ano — um dos motivos de crítica da entidade, que defende a intervenção do poder legislativo na questão, definindo um máximo para este tipo de crédito.
De acordo com a Proteste, muitas marcas não cumprem com seus anúncios de cartões. A anuidade dos cartões foi um fator analisado pela Proteste e, embora a maioria prometa não fazer esta cobrança aos consumidores, em análises mais profundas é possível constatar que a taxa é cobrada conforme o uso do cartão — por exemplo, quando há uma isenção de unidade nos primeiros meses e depois o valor é alterado de acordo com o gasto efetuado nas faturas. Os únicos cartões avaliados que realmente não possuem anuidade são os da Riachuelo e Renner, no caso dos cartões que só permitem comprar na própria loja, e os co-branded (quando o cartão é emitido por uma instituição financeira em parceria com um estabelecimento comercial) Petrobras e Saraiva.
Para diminuir os custos de ter um cartão de loja, a dica é entender como cada um funciona e aproveitar as partes boas. Nos cartões clientes, por exemplo, são os descontos e alertas para promoções específicas. É recomendável ainda evitar pagar anuidades ou assegurar que o uso compensa o custo, além de evitar a todo custo utilizar o crédito desses cartões, especialmente os mais caros.
Confira abaixo os tipos de cartões
Private Label – Cartões de marca própria que servem para comprar na loja que os fornecem. São atraentes pela “ausência” de custos, facilidade em adquiri-los e possibilidade de adiar o pagamento em até 40 dias, em média.
Híbrido – São cartões de marca própria que também têm a função crédito. Com ele, é possível comprar tanto na loja que o forneceu quanto nas redes que aceitam a sua bandeira (Visa e Mastercard), com limites diferenciados.
Co-branded – São cartões emitidos por uma instituição financeira em parceria com um estabelecimento comercial (postos, supermercados, etc.). O objetivo é fidelizar os clientes, oferecendo diversas vantagens.
You might also like
Informações
Confira tudo que você precisa saber para participar do 8º Congresso de Marcas Próprias ABMAPRO
Marca Aldi já vale mais que a Tesco
Fonte: Grande Consumo A batalha pela fidelidade dos consumidores entre os principais supermercados e discounters não será ganha através do preço, mas da criação de marcas significantes e diferenciadoras”.
Loja online de móveis MadeiraMadeira vai lançar marca própria
A MadeiraMadeira – startup curitibana que conta com produtos de parceiros – usará os R$ 110 milhões investidos pelo SoftBank na nova empreitada A loja online de móveis MadeiraMadeira, que
“Marca própria” no Brasil, deve crescer 15% até o fim de 2014
Fonte: DCI O avanço da inflação no País tem levado os consumidores a optarem por itens mais baratos, favorecendo a expansão da produção terceirizada. Com isso, as indústrias que fabricam produtos