Pesquisa da Proteste revela que juros de cartões de loja podem chegar a 875%

Fonte: Extra – Economia

Cada vez mais populares entre os consumidores, os cartões de lojas não são tão vantajosos como aparentam, segundo uma pesquisa feita pela associação Proteste. Entre 37 opções avaliadas, os maiores juros encontrados foram os das redes Riachuelo e Sonda, em 875,25% ao ano — um dos motivos de crítica da entidade, que defende a intervenção do poder legislativo na questão, definindo um máximo para este tipo de crédito.

De acordo com a Proteste, muitas marcas não cumprem com seus anúncios de cartões. A anuidade dos cartões foi um fator analisado pela Proteste e, embora a maioria prometa não fazer esta cobrança aos consumidores, em análises mais profundas é possível constatar que a taxa é cobrada conforme o uso do cartão — por exemplo, quando há uma isenção de unidade nos primeiros meses e depois o valor é alterado de acordo com o gasto efetuado nas faturas. Os únicos cartões avaliados que realmente não possuem anuidade são os da Riachuelo e Renner, no caso dos cartões que só permitem comprar na própria loja, e os co-branded (quando o cartão é emitido por uma instituição financeira em parceria com um estabelecimento comercial) Petrobras e Saraiva.

Para diminuir os custos de ter um cartão de loja, a dica é entender como cada um funciona e aproveitar as partes boas. Nos cartões clientes, por exemplo, são os descontos e alertas para promoções específicas. É recomendável ainda evitar pagar anuidades ou assegurar que o uso compensa o custo, além de evitar a todo custo utilizar o crédito desses cartões, especialmente os mais caros.

Confira abaixo os tipos de cartões

Private Label – Cartões de marca própria que servem para comprar na loja que os fornecem. São atraentes pela “ausência” de custos, facilidade em adquiri-los e possibilidade de adiar o pagamento em até 40 dias, em média.

Híbrido – São cartões de marca própria que também têm a função crédito. Com ele, é possível comprar tanto na loja que o forneceu quanto nas redes que aceitam a sua bandeira (Visa e Mastercard), com limites diferenciados.

Co-branded – São cartões emitidos por uma instituição financeira em parceria com um estabelecimento comercial (postos, supermercados, etc.). O objetivo é fidelizar os clientes, oferecendo diversas vantagens.

Previous O elefante do Jumbo vai embora. Fica a Auchan e investe 90 milhões
Next Espírito Empreendedor: como Sidney Oliveira transformou uma pequena farmácia em uma grande rede

You might also like

Comércio varejista

Carrefour quer duplicar participação de orgânicos nas vendas até 2020

Fonte: Estadão Conteúdo O Carrefour Brasil lançou nesta segunda-feira, 1, um programa para fomentar as vendas de produtos saudáveis, incluindo itens de produção regional e orgânicos. A companhia estabeleceu uma

Notícias

Amazon Lança uma Nova Marca Própria Alimentar

A Amazon lançou uma nova marca própria alimentar, chamada Aplenty, reforçando as suas ambições no retalho alimentar. A Aplenty será vendida quer online, quer nas lojas físicas Amazon Fresh, recentemente chegadas

Comércio varejista

1ª Black Week Marca Própria

1ª Black Week Marca Própria acontecerá entre os dias 16 e 22 de Novembro.Varejistas de todo o país com ações promocionais e muitos descontos em produtos de Marca Própria! A

Comércio varejista

Walgreens faz mudanças em marcas próprias para impulsionar vendas

Por Imprensa Mercado & Consumo Nos últimos três anos, a Walgreens tem feito mudanças em suas marcas próprias, colocando uma ênfase maior em categorias como saúde e beleza, ao mesmo tempo