A cidade de São Paulo recebe nos dias 29 e 30 de agosto, no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo, a primeira feira de negócios da América Latina para o mercado de Marca Própria e Terceirização. Uma iniciativa da Real Alliance, parte do grupo BMComm – Brazil Media Communications, o evento oferecerá as empresas que atuam em diferentes segmentos de mercado, como indústrias, atacadistas, distribuidores, varejistas e prestadores de serviços, um espaço rico para conhecer potenciais clientes e a oportunidade de desenvolver parcerias duradouras.
Presidente da Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização – Abmapro, Neide Montesano avalia a iniciativa como uma das principais oportunidades da agenda de investimentos e de estímulos que influenciarão o desenvolvimento do setor no Brasil e em demais países da América Latina. “Precisamos nos posicionar perante o mercado global de maneira mais efetiva, por meio de integração e do desenvolvimento de estratégias para ajudar todas as partes da cadeia de abastecimento a alavancar seus negócios será possível consolidarmos o Brasil um importante player mundial”, ressalta.
COMO FUNCIONA – O conceito private label, expressão em inglês que significa etiqueta privada, é uma das principais tendências do novo mercado globalizado na área do varejo. O mecanismo é simples: você cria a marca e as empresas de private label fabricam o seu produto.
Esse processo fabril é bastante comum em marcas de roupas, acessórios, produtos alimentícios e até mesmo no segmento farmacêutico. Além de poupar o detentor dos encargos trabalhistas, um fornecedor de qualidade representa a garantia de um bom produto sem que a marca se preocupe com as tarefas do processo de fabricação.
MERCADO POTENCIAL – O setor de Marcas Próprias está em expansão no Brasil. O atual cenário econômico acelera este desenvolvimento, uma vez que os consumidores buscam cada vez mais alternativas mais baratas no momento de compras. Os produtos de Marca Própria podem ser cerca de 20% mais baratos que os tradicionais da indústria.
Recente pesquisa da Kantar Worldpanel constatou que 31,9 milhões de lares consumiram produtos de marcas próprias de supermercados no último ano – 500 mil novos em relação a 2014. A quantidade equivale a um crescimento de 35% desde 2010. Categorias básicas são as mais presentes, com destaque para a cesta de alimentos e limpeza.
Neide Montesano acredita que o aumento do consumo de marcas próprias no Brasil é reflexo do compromisso de qualidade com o consumidor. “Para o consumidor, a Marca Própria representa mais do que um produto, é igualmente um serviço, uma vez que é possível adquirir produtos com qualidade percebida e por preços mais justos”, acrescenta.
CONGRESSO – Além de ser palco das novidades dos expositores, a feira Private Label 2016 contará, ainda, com a programação do 6o Congresso Brasileiro de Marcas Próprias – iniciativa com um programa diário de palestras organizado pela Abmapro para análise aprofundada do mercado.
Na oportunidade, especialistas do setor discutirão assuntos da atualidade ligados ao mercado, seus desafios, soluções e inovações. O tema principal para este ano, que tem como característica uma grande incerteza econômica, é CRER.
C = COMPETIR, CONFIAR, COMUNICAR
R = REPENSAR, RESIGNIFICAR, REPOSICIONAR
E = EXPANDIR, EDUCAR, EVOLUIR
R = RETER, REALIZAR, RENTABILIZAR
A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas até dia 26 de agosto através do site do evento.
Serviço
Private Label 2016
Data: 29 e 30 de agosto
Horário: 9h às 17h
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – Consolação – São Paulo/SP
Mais informações: www.privatelabelbrazil.com.br