Fonte: jornal-t.pt – Por António Moreira Gonçalves
“Responsablemente” é um guia de boas práticas do El Corte Inglés e foi apresentado pelo seu diretor para a Responsabilidade Social. “A sustentabilidade é um movimento que exige o esforço de todos, não é possível pô-la em prática apenas de um lado da cadeia”, explicou Bernardo Cruza para dar conta da dimensão do programa que o grupo espanhol está a aplicar em toda a sua rede fornecedores, ITV portuguesa incluida.
“Sustentabilidade e sourcing têm de andar de mãos dadas”, expôs o representante do El Corte Inglés esta manhã no congresso ITMF, salientando que o primeiro passo deste programa está em encontrar fornecedores que respondam às novas exigências do público. “Os nossos consumidores já não conseguem entender a existência de qualidade sem responsabilidade ambiental”, resumiu.
E para lançar esta estratégia, o grupo espanhol foca-se sobretudo na produção local. “Este trabalho já está colocado em prática na Galiza, onde são reciclados 90% dos resíduos produzidos, mas vamos alargar a mais regiões, incluindo Portugal”. O objectivo do grupo é atingir o zero desperdício já em 2020 e ver todas as suas colecções produzidas com recurso a energias renováveis.
Matérias-primas como o poliester reciclado, o cupro, o seaqual e o lyocell foram algumas das enumeradas pelo gestor como prioritárias. “Desenvolvemos este guia para a nossa rede de marcas private label, mas entretanto já cativamos o interesse de muitos dos grandes nomes que marcam presença nas nossas lojas”, referindo-se a marcas como a Tommy Hilfiger, Hugo Boss e Tiberland, entre outras.
O programa “Responsablemente” já se traduz também numa nova comunicação com o público. Para além de etiquetas específicas nas peças de vestuário e de uma forte campanha de marketing pelas redes sociais, o El Corte Inglès lançou em setembro o site elcorteingles.es/sostenibilidad/, uma nova plataforma online, que permite aos consumidores escolherem as suas compras com base na pegada ambiental de cada peça.