Fonte: MetroNews – Por Eurico Cruz
Muitas vezes elas estão na mesa, na alimentação, no vestuário, na hora da limpeza e até nos momentos de lazer. Segundo a Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro), praticamente nove em cada dez brasileiros adquirem um produto de marca própria de redes de supermercados e atacadistas durante as compras do mês.
Aro (Makro), Great Value (Walmart), Qualitá e Taeq (ambas encontradas no Pão de Açúcar e no Extra) e Carrefour são alguns exemplos das apostas de grandes redes em produtos próprios. “Os grandes players das redes varejistas voltaram a ter diretorias exclusivas para marcas próprias”, explicou Neide Montesano, presidente da Abmapro.
A qualidade destes produtos também melhorou. Em 2000, cerca de 17% das pessoas achavam que estes produtos tinham qualidade, mas hoje este número chega a 87%.
A economia nas compras pode variar entre 20% a 40%. Geralmente, estes produtos chegam de forma mais acessível ao consumidor porque não possuem certos custos, entre eles o de marketing. Ainda assim, o grupo GPA, responsável pelas redes Extra e Pão de Açúcar, vai iniciar, no mês de outubro, a troca da comunicação visual dos produtos Qualitá no começo de outubro explicou Wilhein Alexander Kauth, diretor de marcas próprias do grupo.
Produtos também criam conceitos
Especialista em gestão de marcas e comportamento do consumidor do Mackenzie, Sérgio Dantas diz que os grandes varejistas não querem só economizar ou vender mais barato. “Trazem outros tipos de valores, como qualidade de vida”, explicou. Entre os exemplos está a Taeq, marca de alimentos saudável do grupo GPA. “A Taeq veio com um preço muito mais acessível”, explicou o diretor marcas próprias.