As marcas próprias seguem se consolidando na economia nacional. Em pesquisa apresentada pela Kantar Worldpanel, o número de lares brasileiros que consumiu algum produto desse segmento atingiu a expressiva marca de 32,6 milhões até o final do primeiro semestre deste ano. Isso representa crescimento de 45% em valor registrado nos últimos seis anos.
Caracterizada por produtos vendidos exclusivamente pela organização que detém o controle da marca e que normalmente não possui unidade produtora, a marca própria se tornou uma importante estratégia das redes varejistas. Além disso, o resultado mostra que o consumidor brasileiro está percebendo a qualidade dos produtos.
“Em meio ao momento de instabilidade da economia nacional, aumenta o número de brasileiros que têm colocado marcas próprias em seus carrinhos de supermercado. O bolso mais apertado, as escolhas racionais de marcas e categorias e compras mais pensadas são algumas das razões que explicam o crescimento”, salienta Neide Montesano, presidente da ABMAPRO (Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização).
Ainda segundo o levantamento, as classes A e B vem sendo as principais responsáveis em impulsionar esse crescimento. A penetração é 67,6%. A classe C, com 63,7%, também teve grande parcela desse bom momento vivido pelas marcas próprias.
Houve uma alta de 2,7% no número de compradores em comparação com o mesmo período de 2015, e o tíquete médio também cresceu 9,7%. A pesquisa da Kantar Worldpanel também mostrou que algumas categorias de limpeza (detergente líquido, sabão em pedra e esponja de aço) estão entre as cinco que mais agregam compradores de marcas próprias.