GPA lança Linha Premium “Pão de Açúcar” e mira mais de R$ 5 bilhões com Marcas Próprias até 2028

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As marcas próprias já representam um peso significativo no negócio do GPA: 21% do faturamento total e 26,4% de participação no mercado brasileiro. A meta da companhia é chegar a 25% de participação interna até 2028, o que significaria ultrapassar a marca de R$ 5 bilhões, considerando os R$ 20 bilhões faturados em 2024.

Para reforçar essa presença, o grupo lançou a nova linha “Pão de Açúcar”, voltada para o segmento premium. A estreia conta com cinco produtos já disponíveis em todas as lojas da rede e a expectativa é encerrar 2025 com mais de 80 itens no portfólio.

A aposta mira especialmente o público de alta renda, responsável por 70% do faturamento do Pão de Açúcar. Segundo a empresa, as marcas próprias aumentam a frequência de compras e complementam estratégias de promoções e variedade de produtos, incentivando a fidelização dos clientes.

O lançamento chega em um momento de maior busca por custo-benefício — tendência que também se estende ao consumidor com maior poder aquisitivo. A boa aceitação da linha Qualitá Exclusivo, lançada no ano anterior, mostrou potencial para ampliar a presença de produtos premium nas gôndolas. Hoje, 83% dos clientes de alta renda já compram ao menos um item das quatro marcas próprias existentes: Qualitá, Taeq, Club des Sommeliers e Pra Valer.

A nova linha prioriza qualidade e foi aprovada em testes cegos conduzidos pela empresa. Em alguns casos, os preços poderão ser até 30% menores que os concorrentes, embora a proposta não seja competir apenas pelo valor.

A venda será exclusiva nas lojas Pão de Açúcar, Minuto Pão de Açúcar e Pão Fresh, com exceção de algumas unidades classificadas como super premium que receberão itens específicos. Metade dos produtos será importada, resultado de negociações com fornecedores internacionais. Apesar do câmbio ser um desafio, o GPA acredita que conseguirá manter preços competitivos no segmento premium, especialmente com a recente queda do dólar frente ao real — ainda que riscos geopolíticos sigam no radar.

Em sintonia com esse posicionamento, a rede reinaugurou 11 lojas dentro do novo conceito premium, que inclui curadoria de produtos nacionais e importados, ambientação mais sofisticada e serviços exclusivos, como o especialista em FLV, que orienta clientes na escolha de frutas, legumes e verduras de acordo com o uso pretendido.

Fonte: Valor e SA Mais Varejo