Os consumidores americanos continuam migrando para produtos de marca própria como estratégia para esticar seus orçamentos e enfrentar os impactos da inflação. De acordo com dados da Numerator, 99,9% das residências pesquisadas adquiriram pelo menos um item de alimentação de marca própria nos supermercados nos últimos 12 meses. Outras categorias também registram alta adesão, como beleza & saúde (99,2%), produtos para o lar (98,9%) e casa & jardim (97,9%).
Nas dez principais categorias de consumo, os produtos de marca própria já representam 24% das unidades vendidas nos supermercados. Em algumas áreas, esse índice é ainda maior: materiais de escritório atingem 40,1%, enquanto itens de casa & jardim chegam a 34,1%.
Esse crescimento explica por que redes como Aldi e Trader Joe’s baseiam grande parte de sua oferta nesses produtos, com 76% e 75% do volume total de vendas, respectivamente. Outras redes também registram forte presença das marcas próprias em seus portfólios, como H-E-B (32%), Sam’s Club (31%), Costco (30%) e Walmart (26%).
A busca por economia é um dos principais fatores dessa tendência. Segundo a pesquisa, 41% dos consumidores apontam a redução de gastos como o principal motivo para escolher marcas próprias, enquanto 59% acreditam que esses produtos oferecem uma excelente relação custo-benefício.
Com um mercado cada vez mais receptivo às marcas próprias, varejistas seguem ampliando suas estratégias para atender a essa crescente demanda, reforçando a competitividade e a inovação no setor.
Fonte: Super Hiper – ABRAS