A criação e o lançamento de uma marca própria devem ser primeiramente planejados e entendidos como estratégia para empresas que desejam se destacar em um mercado competitivo e oferecer produtos exclusivos aos seus clientes. Sim, exclusivos. Então, vamos começar esclarecendo o conceito de Marca Própria alinhado com as melhores práticas mundiais: Marca Própria é toda marca exclusiva de um dono de marca, o que significa dizer que se a marca própria poderá ter ou não a identidade de sua bandeira, quer seja um varejista, atacadista ou distribuidor. Uma marca própria não apenas permite o controle total sobre o processo de produção, mas também constrói uma identidade única no mercado. Neste artigo, apresentaremos a importância da criação de uma marca própria e daremos dicas práticas e estratégias para empresas que desejam desenvolver e lançar com êxito.
Por que investir em Marca Própria?
Por vários motivos, as empresas investem em Marca Própria. Vou citar apenas 3 motivos para cada personagem da cadeia.
Quando se trata de indústria, ser um fornecedor de Marca Própria permite entrar/ser cadastrado no cliente imediatamente após ser aprovado como fornecedor. O fato de ter que passar por verificação do Sistema de Qualidade implantado no processo fabril faz com que a indústria eleve o nível de atendimento a requisitos de qualidade, beneficiando inclusive sua própria marca. Ser fornecedor de MP permite à indústria ter parte da sua venda fidelizada ao seu cliente com garantias de compra corriqueira.
Quando se trata de dono de marca, a fidelização é o principal motivo a entrar nesse negócio. Uma boa vantagem é ter melhores margens nas categorias onde a marca própria se faz presente e, por fim, atender a demandas reprimidas de seus clientes em tempo menor, pois marcas próprias são criadas de forma mais rápida que marcas tradicionais, inclusive aportando novas tecnologias, quando solicitado.
Pesquisa de Mercado e Identificação de Nicho
Para criar uma marca própria de sucesso, é importante entender qual a estratégia da empresa para ter uma marca própria, se toda a alta direção está comprometida com o negócio Marca Própria e tem clareza de posicionamento da marca dentro do universo de marcas existentes na empresa. Uma análise aprofundada do porquê fazer Marca Própria permitirá que a empresa identifique um nicho específico onde sua marca própria pode se destacar. Essa diferenciação é fundamental para se destacar em meio à concorrência.
Defina o Propósito da Marca Própria
Um propósito claro e alinhado com o propósito da empresa permitirá que a marca seja construída com proposta de valor clara e única, essencial para o sucesso de uma marca própria. Ela deve comunicar o que torna seus produtos únicos e por que os consumidores devem escolher sua marca em vez de outras. Isso pode incluir fatores como qualidade superior, inovação, compromisso com a entrega da promessa, além do que se faz absolutamente necessário, que são os pilares ESG.
Estabeleça Parcerias Estratégicas com Fornecedores
Para garantir a qualidade e a consistência da entrega da promessa, faz-se necessário estabelecer parcerias estratégicas com fornecedores confiáveis. Certifique-se de que os fornecedores compartilham a mesma visão de qualidade e ética, pois eles desempenharão um papel fundamental na reputação da sua marca própria.
Invista no Design do Produto e Insista em Inovação
A inovação tem sido palavra de ordem em novos projetos. O design e a embalagem dos produtos são elementos essenciais para transmitir a identidade da marca própria. Eles devem ser atraentes, funcionais e alinhados com a proposta de valor da marca. Um design bem pensado e uma embalagem atraente podem influenciar significativamente a percepção dos consumidores sobre a qualidade e o valor dos produtos.
Sistema de Qualidade com ESG
No mundo atual, não é mais permitido dizer que o produto tem qualidade. Qualidade é o mínimo que qualquer marca que respeita seu consumidor deve entregar. As empresas precisam melhorar a todo instante seus processos para ganhar produtividade, melhorar custos, sem interferir no Sistema total da Qualidade. No mundo atual, tudo deve estar sincronizado, gestão, pessoas e, juntos, respeitando o meio ambiente. Falar de qualidade é entender a importância do envolvimento da alta direção; portanto, a gestão no processo. Cumprir propósito é entender um Sistema da Qualidade como um todo, onde a circularidade se faz presente, as reduções de desperdício se fazem necessárias, e o compromisso de toda a cadeia de valor é claro para todos os Stakeholders.
Marketing e Promoção Efetivos
Hoje é realidade que os donos das marcas entendem a importância do Marketing para a construção de “sua” marca. Estabelecer dentro da companhia o posicionamento da marca, como dissemos lá no início, irá permitir ao consumidor a clareza do que está levando para casa. O sucesso de uma marca própria também depende de uma estratégia de marketing eficaz. Utilize canais de marketing digital, como redes sociais e e-mail marketing, para promover seus produtos e alcançar seu público-alvo. Além disso, considere investir em campanhas publicitárias segmentadas e parcerias estratégicas para expandir o alcance da sua marca própria.
Está pensando em construir uma marca própria?
A Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (ABMAPRO) é a parceira ideal para empresas que buscam criar e consolidar suas marcas próprias. Com mais de 80 associados e um mercado que movimenta bilhões em marcas próprias, a ABMAPRO oferece suporte e expertise para o crescimento do setor.
Ao se juntar à ABMAPRO, você terá acesso a uma rede de profissionais e executivos do setor, além de participar de eventos e workshops focados no desenvolvimento de marcas próprias. Juntos, podemos impulsionar a inovação e a praticidade que os consumidores buscam.