Após um período de reestruturação interna, a Camicado – rede de produtos para casa do Grupo Renner – agora direciona suas estratégias para o crescimento com foco na expansão da sua marca própria. A transformação faz parte de um movimento que já vem mostrando resultados expressivos em termos de rentabilidade e margem.
Entre as principais mudanças, a Camicado fechou cerca de 20 lojas deficitárias e fortaleceu sua atuação no ambiente digital. Mas o grande destaque da nova fase é o avanço da linha Home Style, sua marca própria, que já representa 75% do portfólio de produtos, um salto importante frente aos 50% de participação registrados em 2021.
De acordo com Fabio Faccio, CEO da Lojas Renner, a marca própria tem sido um diferencial competitivo que contribui tanto para a melhoria das margens quanto para o posicionamento estratégico da rede. “A estratégia de marca própria se mostrou uma equação de muito valor”, afirma.
Sob a liderança de Natan Anaf, diretor-geral da Camicado desde 2021, a empresa ampliou significativamente o mix de produtos exclusivos. A Home Style, que inicialmente era focada em decoração e cama, hoje abrange também categorias como organização de cozinha, lavanderia, decoração de banheiro e sala de jantar, totalizando mais de 1,4 mil itens.
Além da exclusividade de design, a expansão da marca própria oferece maior controle sobre a produção e proporciona melhor rentabilidade, já que boa parte da fabricação vem de fornecedores internacionais escolhidos estrategicamente. Isso também permite à Camicado oferecer produtos que não são encontrados nos concorrentes, como Zara Home e Riachuelo Casa.
A nova fase da Camicado também prevê a abertura de até duas novas lojas físicas em 2025, já dentro do conceito reformulado de loja-inspiração. Contudo, o principal motor de crescimento tem sido o digital: atualmente, 31% das vendas da rede acontecem online, incluindo o site, aplicativo próprio e o atendimento via WhatsApp.
O reflexo dessa combinação de forte presença digital, ajustes operacionais e fortalecimento da marca própria já aparece nos resultados financeiros: no primeiro trimestre de 2025, a Camicado atingiu um recorde histórico de margem bruta para o período, com 55,4%, um aumento de 5,4 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
Mesmo sem forte expansão física, a empresa fechou o trimestre com um faturamento de R$ 127,9 milhões, um crescimento de 2,1%. Para o Grupo Renner, a expectativa é que a contribuição da Camicado continue crescendo, especialmente em termos de rentabilidade, consolidando a marca própria como pilar estratégico de longo prazo.