You are currently viewing ABMAPRO, bem-vindos ao Instituto Giro!

ABMAPRO, bem-vindos ao Instituto Giro!

A Entidade Gestora – Instituto Giro, é uma associação privada de âmbito nacional, sem fins lucrativos, com foco no desenvolvimento sustentável e na otimização e ampliação de iniciativas de responsabilidade social corporativa, especialmente voltada à implementação e operacionalização de sistemas de logística
reversa de embalagens em geral.

A estratégia do Instituto consiste em modelagem, baseada na comercialização de materiais recicláveis, reutilizáveis ou recuperados, denominado Certificado de Crédito de Reciclagem, que conecta os responsáveis legais pela implementação e operacionalização da logística reversa – fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, com os operadores privados e cooperativas/associações de catadores, recicladores etc., que efetuam os serviços de coleta, triagem, tratamento das embalagens dos produtos após o uso pelo consumidor, reinserindo-os no ciclo produtivo.

O Instituto fortalece os elos da cadeia de coleta, segregação, reciclagem, reutilização e recuperação energética das embalagens descartadas pelo consumidor. Utiliza tecnologia para rastreio de notas fiscais da cadeia, identificando os fluxos dos materiais e os atores que realizam o serviço de coleta, triagem e tratamento das embalagens descartadas pelo consumidor. Lastreado em nota fiscal de venda de materiais emitidos pelos operadores privados, cooperativas/associações de catadores, recicladores/reutilizadores, entre outros, que contém entre outros: a origem e destino; quantidade e tipo de materiais comercializados etc.

Viabiliza investimentos pelos atores da cadeia da reciclagem na melhoria do processo de captação e beneficiamento, aumentando desta forma a quantidade dos materiais que são reinseridos no ciclo produtivo e, por conseguinte reduzindo a quantidade de materiais descartados em aterros e lixões.

Representação e interlocução com órgãos de fiscalização e meios de comunicação, fornecendo segurança jurídica aos associados, tanto entidades representativas quanto empresas.

Atende em sua integralidade às definições, princípios e objetivos e demais requisitos legais e normativos exigidos nos níveis municipais, estaduais e federais para comprovação de atendimento à logística reversa pelas empresas.

Benefícios:

  • Sem custos de associação para as associações, confederações, federações, entidades da sociedade civil, sindicatos patronais, entidades gestoras, e demais pessoas jurídicas dos setores das indústrias, comércio e serviços, incluindo, mas não se limitando à cooperativas, operadores e recicladores.
  • Custo-benefício e praticidade para empresas que necessitam comprovar a reinserção de embalagens após o uso pelo consumidor no ciclo produtivo.
  • Transparência nas ações institucionais e operacionais por meio de decisões colegiadas com a participação de entidades representativas do setor produtivo e de operadores.
  • Sistema inclusivo permitindo a associação ou participação de entidades representativas nacionais, estaduais ou municipais e empresas de quaisquer setores ou porte.
  • Praticidade e agilidade para as empresas tanto na participação, quanto na comprovação do cumprimento da logística reversa aos órgãos de fiscalização.
  • Pacotes e preços diferenciados às empresas que são associadas às entidades representativas associadas ao Instituto Giro.

Às Empresas:

Para a empresa, é só informar à entidade representativa o interesse em participar do Sistema de Logística Reversa do Instituto Giro.

Ao Instituto Giro, por meio de sua parceira – eureciclo, é só informar os dados de massa de embalagens colocada no mercado, o tipo de embalagem e o estado que essa embalagem foi comercializada, entre outros. Se sua empresa não possui esses dados, a eureciclo pode ajudar. Após comprovação do atendimento da meta exigida pelo órgão de fiscalização, o Instituto Giro faz constar, empresa  no Relatório Anual do Sistema de Logística Reversa, documento que deve ser apresentado anualmente ao Órgão Ambiental atestando o cumprimento da meta, ou seja, sua empresa não precisa apresentar qualquer documentação relacionada à logística reversa individualmente ao órgãos ambiental.

Toda a comunicação junto ao órgão ambiental é feita pelo Instituto, pois trata-se de um sistema coletivo.