Varejo farmacêutico tem faturamento de R$ 110,08 bilhões

O faturamento das vendas de medicamentos e de produtos em farmácias e drogarias cresceram no Brasil. Mesmo com a lenta recuperação da economia, o desempenho do setor foi positivo. Esta foi a conclusão da pesquisa “Farmácias e Drogarias: Mercado e Tendências”.

Todos os cerca de 5,5 mil municípios brasileiros possuem farmácias e drogarias. Com o bom desempenho do setor, as fusões e aquisições de empresas se tornam cada vez mais comuns. Nas maiores cidades do país, as grandes companhias predominam. Já nos pequenos municípios com até 50 mil habitantes, as lojas independentes são maioria.

De acordo com o estudo, as lojas de rua são maioria no segmento, seguidas por shopping centers, galerias, supermercados, aeroportos e rodoviárias. Elas comercializam muitos outros produtos além de remédios, como cosméticos, itens médicos e ortopédicos, artigos de higiene pessoal. Em algumas, o mix inclui até mesmo alimentos, baterias e pilhas, recarga para celulares, etc.

A maioria das farmácias e drogarias estão na região Sudeste, com 42,6% do total, seguida pelo Nordeste, com 24%; Sul com 16%; Centro-Oeste 9,9%; e Norte com 7,5%. As unidades do setor geraram, até julho de 2019, 167.802 mil empregos, número 2,8% maior que o total registrado de janeiro a dezembro do ano passado.

De acordo com dados da IQVIA publicados no Relatório Anual 2018 do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), o setor faturou R$ 103 bilhões em 2018, valor 8,31% maior em comparação com 2017. No período de 2014 e 2017, as vendas cresceram 44,89% e este ano a expectativa é de que o desempenho mantenha-se em alta já que até setembro de 2019 o faturamento chegou a R$ 110,08 bilhões.

A líder do setor segundo a Abrafarma é o grupo Raia Drogasil, mantendo-se com o maior faturamento há oito anos. A rede Drogarias Pacheco São Paulo está na segunda posição desde 2011, seguida pela Farmácias Pague Menos.

Os remédios ainda são os principais produtos. Segundo a pesquisa, entre agosto de 2018 e julho de 2019, eles responderam por 67,67% das vendas. A escolha do local de compra pelo consumidor ainda é determinada pela farmácia que oferece os medicamentos pelo menor preço.

*Imagem reprodução

Previous Decathlon lança IMVISO, sua marca especializada em futsal
Next Lidl deixa de ter sacos de plástico para transporte de compras

You might also like

Alimentos

Um novo jeito de cozinhar: kits Cheftime by Pão de Açúcar

Após a grande aceitação dos consumidores dentro do período de testes, o Pão de Açúcar está expandindo a oferta dos kits Cheftime para mais lojas do Estado de São Paulo.

Notícias

Grupo Pão de Açúcar quer destacar marcas brasileiras

O Brasil é um dos mercados mundiais com menor penetração das marcas próprias, apenas 5%, e agora o GPA quer mudar isso – aumentando margens, diminuindo a dependência da indústria

Eventos

PORTAS ABERTAS – ABMAPRO

Inscreva-se: https://zoom.us/j/97529564222?pwd=dlMyZmR0aTB0c3pYVHpvelp2WVhhUT09  

Bebidas e fumo

Coco Bambu quer vender 20 mil cervejas mês

Afrânio Barreira, o sócio-majoritário da rede de restaurantes Coco Bambu, diz que a cerveja de marca própria desenvolvida com a Wäls (Ambev) já está em todas as 31 lojas  –