Parceria entre Carrefour e Tesco vai pressionar fornecedores

Por Dominique Vidalon e James Davey
PARIS/LONDRES, 4 Jul (Reuters)

Um acordo entre a rede francesa de varejo Carrefour e a britânica Tesco para formação de uma parceria global de compras vai ajudar as companhias não só reduzirem preços, mas também expandir suas próprias marcas, pressionando grandes fornecedores como Nestlé e Kraft Heinz.

A aliança Carrefour-Tesco vai redefinir as relações com fornecedores globais como Unilever , Nestlé e Procter & Gamble , em um momento em que já estão enfrentando demanda fraca e a chegada de novos rivais.

Em um novo golpe contra as grandes empresas de bens de consumo, a dupla também afirmou que vai fornecer em conjunto produtos de marca própria, cujas vendas estão crescendo rapidamente na Europa devido à expansão de redes de desconto como Aldi e Lidl, que geralmente vendem produtos de marca
própria.
“Alianças de compra têm um efeito prejudicial em toda a cadeia de fornecimento de alimentos”, disse Mella Frewen, diretora geral do FoodDrinkEurope, um grupo de lobby do setor. No entanto, a aliança também poderá permitir que fornecedores menores que atendem apenas um dos varejistas dobrem seus
negócios.
“Eles poderiam ter uma oportunidade enorme para a qual poderiam muito bem derrubar seus preços e competir”, disse David Sables, presidente-executivo da Sentinel Management Consultants,
que treina fornecedores em como negociar com grandes grupos de supermercados.
O crescimento de vendas de Nestlé, Procter & Gamble e Unilever foi impulsionado quase inteiramente este ano por mudanças de hábitos de consumo, em vez de aumentos de preços, dado um ambiente de varejo difícil.
Confrontados com a mudança da preferência dos consumidores em direção de alimentos mais saudáveis e de marcas independentes, empresas como Nestlé estão tentando responder com produtos considerados premium por elas e que possuem preços mais caros.
Mas os varejistas estão relutantes em aumentar seus preços uma vez que estão enfrentando sua própria batalha com grupos de descontos e varejistas online, como a Amazon.
A aliança Carrefour-Tesco é apenas o mais recente contrato de compra firmado pelos principais varejistas europeus nos últimos anos. A rede alemã Metro firmou uma parceria semelhante com os franceses Auchan, Casino e Schiever na semana passada.
Os acordos aumentaram a pressão sobre os fornecedores depois que a segunda maior cadeia de supermercados britânica, Sainsbury’s , comprou a Asda, do Wal-Mart .
((Tradução Redação São Paulo;))
REUTERS TH AAJ

Previous Carrefour Brasil registra lucro de R$ 389 milhões e quer intensificar marcas próprias
Next Decathlon: Matt Leclercq deixa presidência da empresa

You might also like

Notícias Internacionais

Continente associa-se à campanha “Juntos contra o sal”

Fonte: shoppingspirit.pt O Continente acaba de anunciar a associação à campanha “Juntos Contra o Sal”, promovido pela Direção-Geral de Saúde (DGS), que, tal como o nome indica, pretende sensibilizar a população

Comércio varejista

Empresário cria programa para expandir e diferenciar sua rede de drogarias

Fonte: https://www.segs.com.br – por  Mariana Vieira   Para se diferenciar do mercado e expandir a receita dos franqueados, empresário implementou consultório dentro de drogarias A recente portaria liberada pela Anvisa,

Notícias ABMAPRO

Nota Conjunta – Manifesto contra isenção de impostos para plataformas digitais internacionais

A ABMAPRO – Associação Brasileira de Marcas Próprias é uma das mais de 40 entidades da indústria e do varejo brasileiros signatárias do manifesto contra a isenção de impostos federais

Notícias

ABMAPRO apoia proposta de adoção de limite de gastos do governo

Em comum acordo com a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a ABMAPRO (Associação Brasileiras de Marcas Próprias e Terceirização) está apoiando à proposta de emenda constitucional