Pesquisa da Proteste revela que juros de cartões de loja podem chegar a 875%

Fonte: Extra – Economia

Cada vez mais populares entre os consumidores, os cartões de lojas não são tão vantajosos como aparentam, segundo uma pesquisa feita pela associação Proteste. Entre 37 opções avaliadas, os maiores juros encontrados foram os das redes Riachuelo e Sonda, em 875,25% ao ano — um dos motivos de crítica da entidade, que defende a intervenção do poder legislativo na questão, definindo um máximo para este tipo de crédito.

De acordo com a Proteste, muitas marcas não cumprem com seus anúncios de cartões. A anuidade dos cartões foi um fator analisado pela Proteste e, embora a maioria prometa não fazer esta cobrança aos consumidores, em análises mais profundas é possível constatar que a taxa é cobrada conforme o uso do cartão — por exemplo, quando há uma isenção de unidade nos primeiros meses e depois o valor é alterado de acordo com o gasto efetuado nas faturas. Os únicos cartões avaliados que realmente não possuem anuidade são os da Riachuelo e Renner, no caso dos cartões que só permitem comprar na própria loja, e os co-branded (quando o cartão é emitido por uma instituição financeira em parceria com um estabelecimento comercial) Petrobras e Saraiva.

Para diminuir os custos de ter um cartão de loja, a dica é entender como cada um funciona e aproveitar as partes boas. Nos cartões clientes, por exemplo, são os descontos e alertas para promoções específicas. É recomendável ainda evitar pagar anuidades ou assegurar que o uso compensa o custo, além de evitar a todo custo utilizar o crédito desses cartões, especialmente os mais caros.

Confira abaixo os tipos de cartões

Private Label – Cartões de marca própria que servem para comprar na loja que os fornecem. São atraentes pela “ausência” de custos, facilidade em adquiri-los e possibilidade de adiar o pagamento em até 40 dias, em média.

Híbrido – São cartões de marca própria que também têm a função crédito. Com ele, é possível comprar tanto na loja que o forneceu quanto nas redes que aceitam a sua bandeira (Visa e Mastercard), com limites diferenciados.

Co-branded – São cartões emitidos por uma instituição financeira em parceria com um estabelecimento comercial (postos, supermercados, etc.). O objetivo é fidelizar os clientes, oferecendo diversas vantagens.

Previous O elefante do Jumbo vai embora. Fica a Auchan e investe 90 milhões
Next Espírito Empreendedor: como Sidney Oliveira transformou uma pequena farmácia em uma grande rede

You might also like

Notícias

PORTAS ABERTAS – ABMAPRO

Inscreva-se antecipadamente: https://zoom.us/meeting/register/tJMqde6prD8rGtLvYH9TlCu2NXnX_lheGcUP  

Notícias

Pão de Açúcar, Carrefour e Riachuelo destacam o papel das marcas próprias

Nascidas como linha de menor qualidade e melhor preço, marcas próprias hoje ganham novo status e conseguem conciliar vantagens tanto para a indústria quanto para o varejo. Entenda Fonte Portal

Notícias

E-book Mkt Trends

Apresentamos o Market Trends Abmapro 2020, um catálogo on-line de lançamentos e produtos inovadores em diversas categorias, de fornecedores nacionais e internacionais. Confiram :

Comércio varejista

Lojas com cartão próprio fidelizam mais clientes, mostra pesquisa

Maioria dos consumidores tem pelo menos um cartão de loja, de acordo com o levantamento É o que mostra um levantamento feito pelo instituto de pesquisa Locomotiva em parceria com