Crise abre espaço para marca própria

17/02/2016
Fonte: Diário do Comércio

Foi-se o tempo em que o consumidor só comprava marcas líderes. A ação quase robotizada de escolher na gôndola o produto mais conhecido e que tem uma campanha bonita na televisão dá lugar a uma análise mais crítica e à crescente escolha pelas marcas próprias, principalmente em momento de crise econômica. De acordo com a Associação Brasileira de Marcas Próprias (Abmapro), o cliente está mais confiante nos produtos que levam a marca dos varejistas. Em Minas Gerais, empresários investem na estratégia, apostando na fidelização.

A presidente da Abmapro, Neide Montesano, afirma que é claro no Brasil o aumento de consumidores que compram e aprovam a qualidade das marcas próprias no País. Ela admite que, em um primeiro momento, essas marcas eram vistas com preconceito por terem preços mais baixos e nomes desconhecidos. Mas ela garante que esse é um paradigma quebrado há, pelo menos, cinco anos.

“A marca própria é mais barata principalmente porque não tem o custo de mídia, como as demais. E o consumidor entendeu isso: hoje ele lê o rótulo do produto e vê que a marca própria e a marca líder têm, muitas vezes, os mesmos fornecedores”, diz. Ela afirma que, em momentos de crise econômica, esse consumo é ainda maior. Nesse sentido, a marca própria cumpre um papel importante na economia do País, minimizando o efeito da inflação para os consumidores e mantendo seu poder de compra.

“A marca própria presta um serviço para o País. Estamos falando de um produto sério, que entrega o que promete, com redução de até 20% do custo e que permite que consumidores das classes C e D continuem comprando na crise”, resume. Além disso, ela destaca que a marca própria é interessante por atender demandas reprimidas de forma rápida e gerar fidelização no cliente. Segundo a presidente, muitas pequenas e médias empresas têm experimentado real crescimento com essa estratégia.

Dicas – Para os empresários que estão pensando em adotar a marca própria, a presidente dá alguns conselhos. O primeiro deles é entender que, mais do que vender um produto, ele construirá uma marca. Ela destaca que essa visão é importante para que o empresário tenha maior engajamento com a estratégia e mais chance de agregar valor ao seu empreendimento. Além disso, Neide Montesano frisa a importância de escolher bem seus fornecedores. “O varejista precisa fazer uma negociação sadia com um parceiro da indústria, onde ambos lucram”, completa.

De acordo com estudo realizado pela Kantar WorldPanel, entre julho de 2014 e julho de 2015, 61% dos lares brasileiros compraram marcas próprias. A presidente da Abmapro afirma que o segmento brasileiro desses produtos tem aproximadamente 5% do total comercializado e plenas condições de conquistar uma fatia maior. As categorias de destaque são alimentos e limpeza.

Previous “Marca própria” no Brasil, deve crescer 15% até o fim de 2014
Next Ovos de páscoa de Marcas Próprias ganham espaço

You might also like

Sem categoria

LANÇAMENTO Marca Própria & Mercado

Nas decisões sobre a relevância das Marcas Próprias e Terceirizações no Pais reside boa parte do futuro de negócios das industrias e varejos brasileiros. Neste processo, acreditamos possível e fundamental

Notícias

Portas Abertas 12.06.19 – Especial Pós PLMA Amsterdam

Tradicionalmente, em maio, os grandes fornecedores e líderes do varejo mundial em marcas próprias se reunem em Amsterdã para a maior feira do segmento no mundo, a PLMA Trade Show. Nesta

Notícias

Preço atrai consumidores para marcas próprias

Para entregar preços menores e manter o cliente, o mercado intensificou a presença de marcas próprias e regionais, um negócio que supera os R$ 47 bilhões em faturamento, envolvendo alimentos,

ABMAPRO na mídia

Confira como foi a SIMP 2023 – 4ª Semana Internacional de Marcas Próprias.

Reviva os melhores momentos da SIMP 2023! Explore nossa galeria de fotos exclusiva e mergulhe nas experiências inspiradoras, aprendizados valiosos e conexões significativas que marcaram a 4ª Semana Internacional de